É normal cisto pilonidal coçar?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Prurido (coceira); Na fase crônica, restam orifícios persistentes na região sacral que eliminam secreções, mostrando sinais de inflamação crônica, associados à vermelhidão e dor. A intervenção cirúrgica está indicada, quase sempre, nesta fase.

À medida que a infecção progride, novos orifícios podem surgir dando origem a fístulas que ajudam a drenar o pus. Dependendo do tamanho do orifício, é possível enxergar os pelos no interior do cisto e retirá-los. Febre, náuseas e cansaço extremo são outros sintomas possíveis da doença pilonidal.

As causas da coceira no ânus (prurido anal) incluem fezes endurecidas e higiene excessiva da região com papel higiênico. Veja recomendações para cada caso. A coceira no ânus pode ser contínua ou ocorrer somente com a evacuação.

Não é necessário passar a pomada cicatrizante na pele ao redor. No início será necessário o uso e troca de gazes na região do meio, o que vai progressivamente diminuindo com a menor quantidade da secreção expelida, até que a da gaze seja eliminada. Sempre que possível, não deixe a ferida fechada, mesmo no início.

Pode movimentar-se normalmente, inclusive subir e descer escadas desde que lentamente e com cuidado. Não deve carregar peso ou fazer esforço físico, nem ficar muito tempo sentado.

Vale lembrar que, caso os devidos cuidados não sejam adotados, o cisto pilonidal pode evoluir para formas crônicas. Quando não tratadas, embora raras, essas condições podem gerar complicações ligadas ao carcinoma de células escamosas, que se caracteriza como um tipo de câncer de pele.

“Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”, descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”

É preconizado o uso de Ciprofloxacina (1g/dia) e Metronizadol (1,2g/dia) pelo período mínimo de 1 semana.

A lavagem com água morna ajuda a retirar secreção, resíduos de pelos e melhora a circulação de sangue, o que facilita a cicatrização. O segundo cuidado fundamental é a depilação porque a presença dos pelos não deixa o cisto melhorar. Vemos que a depilação mais indicada é a depilação a laser.

Geralmente isso acontece quando o cisto foi negligenciado por muito tempo, permanecendo por longos períodos infeccionado.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Coçar dá prazer porque libera serotonina no cérebro
A serotonina é o neurotransmissor que os cientistas creditam por gerar sentimentos de bem-estar e felicidade. Quanto mais serotonina cruzar seu corpo, mais feliz você se sente. Não é difícil de entender, portanto, por que às vezes é difícil parar de se coçar.

Melhor forma de combater os ácaros é a prevenção
Sempre quando for possível, deixe as janelas abertas durante o dia para aumentar a circulação de ar no ambiente, esse hábito vai evitar a proliferação dos ácaros no quarto, e consequentemente, no colchão. O calor do sol ajudará a manter o local arejado.

A limpeza do local será feita apenas com soro fisiológico, usando gaze para retirar o excesso de umidade. Ao final de cada troca, a ferida deve ser coberta com gaze. O paciente deve evitar permanecer muito tempo sentado e dar preferência a roupas íntimas de algodão.

A cicatrização se dá em torno de 15 dias e não há ferida aberta para curativo. Porém, por exigir mais um profissional essa modalidade pode encarecer os custos finais. Além disso, ela deixa uma cicatriz lateral, no glúteo, por muitas vezes mais aparente do que a cicatrização por segunda intenção.

O tratamento do cisto pilonidal é cirúrgico. Antibióticos ou medicamentos não resolvem o problema de forma definitiva. Inicialmente, uma pequena incisão da pele sob anestesia local é suficiente para drenar o conteúdo do cisto (leia: TIPOS DE ANESTESIA).