É normal cicatriz inchar?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Vale destacar que, o inchaço após a cirurgia é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço. Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Tratamento estético. As clínicas de fisioterapia estética possuem diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia.

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Se você está tendo dor na cicatriz, ela pode estar relacionada a incisão ou corte, a dores miofasciais, a aderências secundárias a cirurgia.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Pode ser um abscesso, cisto sebáceo infectado, furúnculo, fibrose, ... É melhor procurar um médico para ter o diagnóstico e tratamento adequado, em alguns casos pode até ser necessário tomar antibiótico ou fazer uma pequena cirurgia.

Buscar tratamento precoce: ao notar os sinais da fibrose como endurecimento da região, formação de nódulos, sensação de repuxamento e irregularidades na pele, o paciente deve procurar a orientação de seu cirurgião plástico o mais rápido possível.

O seroma é um líquido produzido através da gordura da pele que foi operada. Ela diferencia do edema (que é o inchaço natural da cirurgia) pois o seroma acumula um líquido abaixo da pele, enquanto o edema é um inchaço da pele.

O edema varia de paciente para paciente, sendo os três primeiros dias pós-cirurgia os de maior desconforto. Usar óculos escuros é uma boa medida nesse momento, assim como a utilização de compressas frias. Apenas depois do terceiro mês é que se poderá dizer se o edema tem aspecto residual.

Sintomas de infecção

  1. Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  3. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.
  4. Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
  5. Febre.

Sim, é normal sentir fisgadas, coceiras ou pontadas leves na cicatriz. Leva alguns meses para finalizar totalmente a cicatrização, desde que não saia secreção no local. Ainda assim pode ficar uma sensação diferente na incisão para sempre.

O que acontece se não retirar os pontos
Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.

A massagem da sua cicatriz é muito importante. Ativa a circulação sanguínea, previne as aderências, promove a elasticidade da pele e ajuda a reduzir as marcas residuais. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose

  1. Permaneça em repouso.
  2. Use a malha compressiva.
  3. Massageie a região após a cirurgia plástica.
  4. Alimente-se de forma adequada.
  5. Evite exposição solar.
  6. Não fume no pós-operatório.
  7. Evite consumir bebidas alcoólicas.

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.