É normal chorar por amar muito uma pessoa?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Se a pessoa chora porque ama alguém, deve estar com algum problema. Chorar mesmo só se pessoa estiver longe há muito tempo." "Quem chora por amor não está sendo fraco. Está colocando um sentimento para fora.

É um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas.

Chorar mais do que o habitual, principalmente quando não há um motivo específico, é sinal de que algo não vai bem. Pode ser o caso de uma depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse ou outro transtorno não diagnosticado.

Choramos principalmente por amor, porque somos mais dependentes que as mulheres. Quando uma determinada relação acaba, o homem também sofre, e muito. E não somos menos homens por chorar essa perda. Tal como não somos menos homens por pedir ajudar quando alguma mulher nos agride.

Como controlar as emoções e não chorar em momentos que parecerem o fim?

  1. Recorra a técnicas para acalmar-se.
  2. Reforce as suas qualidades.
  3. Entenda as origens das suas dificuldades emocionais.
  4. Administre a ansiedade.
  5. Comunique-se com clareza.
  6. Busque ajuda quando necessário.

Quando choramos é uma forma de acalentar o coração. É nessas horas que temos sempre em mente que recordar faz bem para a vida, desde que seja de maneira equilibrada. É importante também que tenhamos o desejo de seguir em frente para que no futuro lembremos do quão foi importante o passado e superá-lo.

Saem os químicos maus, entra o bom humor
E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse). Resultado, diz um estudo da Universidade do Minnesota, nos EUA: o humor melhora (88% das pessoas sentiram-se aliviadas depois de chorarem).

Crie resistência.

  1. Fique em silêncio e não reaja. Você não precisa reagir a tudo. ...
  2. Pare de pensar tanto. Ser sensível demais às vezes nos faz enxergar as coisas de maneira desproporcional. ...
  3. Entenda por que as coisas o deixam chateado. ...
  4. Não leve críticas tão a sério.

O choro excessivo pode ser um sintoma de depressão, ansiedade ou estresse emocional. Além disso, outras condições médicas ou hormonais podem afetar as emoções, como alterações da tireoide ou a menopausa.

A vulnerabilidade que, às vezes, o choro transmite, pode ser benéfica, pois ela indica que precisamos de ajuda, e dependendo da situação, pode até mesmo nos salvar de algo pior. Pessoas com transtornos psicológicos, por exemplo, podem ser ajudadas quando demonstram que estão vulneráveis.

Logo, a crise pode começar como uma simples dor no peito ao respirar, sutilmente, porém, logo aparecem os demais sintomas. O coração fica acelerado do nada e a garganta fecha. A sensação de falta de ar e o tremor no corpo tomam conta da situação. O desmaio parece iminente e a crise de choro irrompe.

Essa sensação de aperto no peito pode ser descrita como uma opressão, aperto ou desconforto emocional que parece afetar fisicamente a região cardíaca. A vontade de chorar pode ser uma resposta emocional ao sentimento de aperto no coração e pode ser uma forma saudável de liberar emoções.

Emoções negativas, como ansiedade, ódio ou decepção, levam à liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina, hormônios que podem fazer a pressão arterial subir e o coração acelerar, entre outros efeitos nocivos.

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.

Resumindo: Homem chora. Homem não precisa fazer o que tem que ser feito se isto não for da sua vontade, e muito menos se ferir seus sentimentos ou dignidade. Não existe isso de “coisa de homem”, ou “coisa de mulher”, especialmente quando se refere a sentimentos.

Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.

Frequentemente, pessoas que choram por qualquer motivo são chamadas de “manteiga derretida”. Filmes, histórias felizes, músicas, nada passa despercebido para elas sem que escorra uma lágrima. No entanto, o choro sem motivo não, necessariamente, é sinal de depressão, já que ele pode também ser alegria.

Porque a oxitocina e as endorfinas liberadas contribuem, por sua vez, para melhorar o nosso humor. Os seus efeitos relaxantes, o seu impacto positivo no humor e o alívio da dor podem ajudar as pessoas a dormirem melhor e adormecerem com mais facilidade.

Guardar as lágrimas pode aumentar nosso sentimento de raiva ou tristeza. Chorar é simplesmente incrível… O choro nos oferece uma oportunidade de alívio físico, de intimidade entre duas pessoas e, principalmente, promove bem-estar físico e mental…