É normal cachorro castrado cruzar?

Perguntado por: ncoutinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Não é porque o cachorro foi castrado que ele perdeu totalmente o interesse em cruzar. A vontade diminui, mas não desaparece. Principalmente se ele vir uma cadelinha que também tenha o mesmo desejo. Porém, não se preocupe, pois ele não será papai.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

Isso geralmente acontece após mais ou menos 60 dias. Só então é permitido o banho, mas sem esfregar muito a região onde foi feita a incisão. É importante saber, porém, que o tempo de retirada dos pontos varia de acordo com o tempo de recuperação de cada animal.

Como saber se um cachorro está castrado? Na maioria dos casos, é fácil saber se um cão já foi castrado: basta verificar os testículos, que são fáceis de detectar. Cães com testículos retidos ou com apenas um testículo podem representar um desafio.

A monta neste momento pode expressar euforia e até frustração. E tudo isso pode acontecer por influência do tutor. Como ficamos mortos de vergonha e queremos que o comportamento acabe o quanto antes, fazemos qualquer coisa para o cachorro mudar o foco. Desde broncas, até chamar com o petisco.

A fêmea, por sua vez, tem uma região chamada anel fibromuscular com um tamanho menor em comparação ao bulbo do macho. Quando o pênis do macho está ereto, esse anel impede que ele saia e, assim, os órgãos genitais de ambos os pets se encaixam e eles ficam grudados um ao outro para aumentar as chances de fecundação.

O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora. É importante não tentar separar os animais, pois vai ferir os pets. Também não deve jogar água nem tentar espantá-los, pois pode assustar os peludos e machucá-los. Uma vez que a cópula ocorra, resta esperar.

Além do estímulo visual, o estímulo olfativo também contribui para deixar a cadela agitada; Florais e fitoterápicos podem ser utilizados para acalmar o pet, desde que sejam recomendados por um veterinário; Não permita que a cadela fique muito próxima a portas, portões e janelas.

Afinal, cadela castrada pode entrar no cio? Não. A castração tem como objetivo, justamente, remover os órgãos reprodutores responsáveis pela produção de hormônios da cadela, e, sendo assim, ela não deveria sofrer de nenhum dos sintomas relacionados ao cio, sejam eles psicológicos ou físicos.

As lambidas na vulva ou no pênis de cachorro normalmente acontecem depois que o animal urina e é uma forma de se limpar. Às vezes eles também fazem isso por uma questão de hábito e porque gostam, mas não necessariamente é um comportamento nocivo ou que os prejudica.

E por estar em constante contato com o solo, a pele do saco também passa a ter ferimentos com certa freqüência, alguns imperceptíveis, mas que contribuem para tornar a pele mais escura.

A cirurgia de castração reduz a produção de hormônios nos cachorros – no caso das fêmeas, o estrogênio; no caso dos machos, a testosterona. Portanto, é bastante provável que o cachorro fique mais calmo e você repare uma redução da energia dele no dia a dia, fazendo com que ele pareça até um pouco mais preguiçoso.

Comportamento após castração
Quando as ações estão ligadas aos hormônios, após a castração, é possível que o cão fique menos agressivo e pare de urinar em todos os cantos para marcar território. Mas a alteração comportamental mais esperada é a diminuição da atividade física, justamente pela falta de hormônios sexuais.

Ele explica que, atualmente, é recomendado que a castração seja feita entre o primeiro e o segundo cio das fêmeas, e após os machos completarem um ano de idade. Mas isso não é regra. “Há exceções em que o tutor e/ou o paciente pode necessitar antecipar ou retardar o procedimento.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica. Os sentimentos caninos são bem variados e também expressos de diferentes maneiras.

Isso acontece porque, assim como os humanos, os cachorros sentem cócegas. Na maioria dos casos, os pets fazem um movimento com as patas, como se quisessem se coçar, o que significa que eles estão sentindo a famosa cosquinha.

Nestes casos, a castração pode ajudar bastante, mas nem sempre resolve o problema. De qualquer forma, a cirurgia de castração dos machos conhecida como Orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos) pode diminuir em 60% o comportamento de monta, e deve ser a primeira recomendação para diminuir este problema!

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Enquanto a pet estiver no cio, ela poderá acasalar com mais de um macho, o que pode resultar em filhotes com aparência bem diferente. Ao contrário dos lobos que são monogâmicos, isso acontece porque os cães são polígamos (se reproduzem com mais de um indivíduo).

Não é não. Parentes próximos – sejam gatos ou cães – por razões genéticas, não devem ser acasalados porque os filhos terão grande chance de nascer defeituosos.