É normal bebê de 2 meses puxar o próprio cabelo?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress. À medida que forem crescendo vão acabar por deixar de o fazer. Se persistirem e o fizerem com frequência deverá consultar o pediatra.

Chama-se reflexo da preensão. A partir de 6 meses, eles têm mais controle sobre o que querem pegar, mas ainda permanece um residual desse ato automático. Provavelmente sua filha tem o hábito de levar a própria mão à cabeça. Quando sente o cabelo, fecha a mão e, instantaneamente, puxa o próprio.

É um quadro comum e pode ser passageiro. Mas existem também situações envolvendo o ambiente em que ele está. Se a criança recebe muitos estímulos, mesmo quando deveria relaxar, pode ter dificuldade para dormir.

Nesta idade, o bebê já sorri em resposta aos estímulos dos pais ou responsáveis, além de perceber e balbuciar alguns sons, brincar com os dedos e mexer o corpo. É importante lembrar que as características do sono, da fala e as brincadeiras acontecem em ritmos diferentes para cada bebê.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Em bebés e em crianças pequenas é bastante comum baloiçar a cabeça ou fazer outros movimentos rítmicos. Pensa-se que estes movimentos repetitivos são calmantes ou tranquilizadores para muitas crianças, tal como o chuchar no polegar é para outras.

Crise dos 12 meses
Essa é a fase onde a criança começa a dar os primeiros passos e, por isso, tem vontade de descobrir o mundo e ser mais independente. No entanto, ela continua sendo dependente e precisando muito dos pais. A crise acontece justamente por isso.

Ao nascer, os bebês começam a conhecer o mundo através da boca, com a amamentação. É pelos seios da mãe que eles se sentem acolhidos e protegidos, então o instinto de levar os dedinhos e outros objetos à boca é natural e faz parte do processo de crescimento.

A perturbação ou desconforto na amamentação é um sentimento de aversão ao ato do bebê sugar a mama, que leva a mulher a querer afastar a criança que está mamando imediatamente de si. A razão pela qual as mulheres a experimentam não é totalmente conhecida.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

Estimule a sucção do bebê
Os bebês têm necessidade de sugar, por isso se acalmam com a amamentação ou com o uso de chupetas. Mas essa técnica só deve ser utilizada quando as outras já foram tentadas para ajudar o bebê a diferenciar a sensação de fome do desejo de acalento.

“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Até quando o bebê tem que usar meias? Até aprender a engatinhar e andar. O uso das meias é dispensável entre 10 e 18 meses, afinal os pezinhos precisam de liberdade para desenvolver a habilidade psicomotora e sensorial. Por enquanto, deixe as meias nos pés.

28 dias

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.