É normal bebê de 1 mês não dorme durante o dia?

Perguntado por: amoura4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O mesmo padrão se espelha em bebês de 1 até 2 meses, que dormem bastante durante o dia e também durante a noite, mas em períodos curtos, acordando frequentemente. Já quando completam 3 meses, os bebês precisam de 14 a 16 horas de sono.

Durante os primeiros meses, é comum que os bebês acordem muitas vezes durante a noite, o que pode ser cansativo para os pais. Quando ele acorda para mamar, não tem jeito: é a mãe que precisa levantar para alimentá-lo.

Deixe a iluminação do quarto amena para ele perceber que você está com ele e, quando estiver pegando no sono vá lendo a história mais devagar até ele dormir completamente. Não só isso, mas colocar o bebê no colo e ir balançando aos poucos cantando alguma canção de ninar é um método clássico e super funcional.

Como vimos até aqui, os recém-nascidos dormem mais tempo do que ficam acordados e alguns bebês dormem por muitas horas seguidas. Isso pode preocupar os pais, mas é muito normal.

Se a mãe está muito estressada, cansada, irritada ou nervosa, o bebê acaba absorvendo essas emoções e não consegue dormir com qualidade. Se o bebê está irritado e com dificuldade para dormir, isso pode ser efeito dos traumas cranianos que ele sofreu durante o parto.

Sendo assim, seguem os três principais motivos para os bebês e crianças terem essa dificuldade em iniciar o sono: Ambiente inadequado para que o sono aconteça; Falta de sono suficiente para adormecer; Passou da hora de dormir e seu filho está extremamente cansado.

E lembre-se: crie uma rotina do sono diurno e repita-a religiosamente todos os dias, sempre no horário do soninho do bebê. Com o tempo, ele irá se acostumar a isso, relaxar e dormir tranquilamente, seja no berço ou em qualquer outro lugar que ele se sentir confortável e seguro.

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados.

Dos 0 aos 3 meses
Bebês recém-nascidos dormem de 14 a 17 horas – isso em 24 horas! Porém, acordam com frequência durante o dia e a noite para que sejam alimentados. Para um bebê de 1 a 2 meses, o recomendado também é esse tempo de sono. Já um bebê de 3 meses dorme de 14 a 16 horas por dia.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

Outras estratégias para relaxar o bebê antes de dormir incluem:

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

Segundo os cientistas, esses movimentos promovem o desenvolvimento do sistema sensório-motor, que inclui a coordenação mão-olho, atrelado ao controle corporal do bebê.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Não é normal que a criança durma com a boca aberta ou ronque. Eventualmente em uma situação de muito cansaço ou resfriado em que esteja com as narinas obstruídas, pode ocorrer, mas o que deve predominar na rotina é a boca fechada e a respiração pelo nariz – não somente quando dorme, mas em todo o momento.

Quando a pressão do sono aumenta nos bebês ocorre a pressão homeostática, deixando o bebê chatinho, choroso. O bebê está exausto, mas não dorme. Esse efeito se dá, porque a falta de sono acarreta a liberação do hormônio cortisol, relacionado ao estresse.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.