É normal baixar o nível de óleo do motor?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Sim, é normal que baixe o óleo do motor desde que a quantidade esteja dentro do previsto pela fabricante do veículo e/ou motor. Alguns veículos trazem esse valor no manual do proprietário.

É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume do óleo.

Assim, quando o nível do óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima da vareta de verificação, mas ainda não for a hora da troca, deve-se completar o óleo, seguindo a recomendação do fabricante do veículo.

Se nível do óleo estiver entre essas duas marcas, não precisa completar. Mas, se estiver abaixo do mínimo, também não. Isso tem um motivo. Não é recomendável completar, mas, sim, substituir o óleo e levar o carro a uma oficina para investigar o motivo de o nível ter caído tanto.

Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.

Há diversos motivos que fazem o motor queimar óleo. O mais verificado é o estado dos anéis de vedação dos pistões, que raspam o óleo nos cilindros e impedem que o mesmo contamine a câmara na hora da combustão. Folga nos anéis, em virtude do tempo de uso, fazem queimar óleo e reduzem o nível.

O que acontece, muitas vezes, é que quando o óleo do motor atinge o nível mínimo, já está perto do momento de fazer a troca. Sendo assim, não vale a pena completar, é melhor que seja feita a substituição.

É importante dar uma atenção especial e verificar o nível de tempos em tempos, pois quando o óleo está em baixa quantidade pode produzir sérios danos no motor. A falha no sistema de lubrificação poderá causar ruídos, superaquecimento, falhas na partida, aumento do consumo de combustível e perda de potência.

Não precisa pensar que seu carro tem algum problema se o frentista disser que o nível de óleo está baixo do recomendado. Poucos motoristas sabem, mas o lubrificante do motor pode baixar até um litro a cada mil quilômetros rodados.

Existem inúmeras causas para a alteração no nível do óleo motor, como por exemplo: Vazamentos ocasionados por falhas nas vedações de retentores e juntas; Consumo de lubrificante por meio da queima na câmara de combustão do motor; Utilização de óleo não especificado para o motor.

Tome nota, porque é um processo bastante simples: Certifique-se de que antes de medir o óleo, o carro esteja na horizontal, com o motor parado e frio.

Idealmente, a troca do óleo do motor deve ser realizada a cada 5 mil km ou 10 mil km rodados, dependendo da recomendação do fabricante. Importante ressaltar, que mesmo o carro não atingindo essa quilometragem, é indicado trocar o óleo anualmente ou semestralmente.

O nível do óleo do motor deve estar entre o mínimo e o máximo na vareta. Nem mais nem menos. Não invente de colocar mais por “segurança”. Além de ser um gasto desnecessário, o excesso de lubrificante pode danificar peças e provocar vazamentos no motor.

O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.

Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.

Como completar o óleo do motor da motocicleta
Seu motor deve estar frio, e você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de um percurso difícil, ou 10 minutos depois de desligar o motor, para que o óleo drene todo do motor e volte para o cárter.

Se tirar a tampa com o motor ligado faz a mesma coisa. É como se tivesse pressão de ar acumulado.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.

Da mesma forma que um óleo marrom e “limpo” significa que ele está em boas condições. A verificação deve ser feita regularmente através da vareta do óleo do motor, conforme o manual de cada fabricante.