É normal babar durante o sono?

Perguntado por: emoura6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Quando você descansa corretamente, seu corpo relaxa completamente e isso faz sua boca abrir e acabar babando. Além disso, diz-se que ao botar saliva pela boca ao descansar significa que a pessoa está respirando corretamente e não tem apneia do sono ou um distúrbio que interrompe a respiração.

A salivação excessiva é um sintoma bem comum na gravidez e não é motivo para preocupação. Segundo uma matéria publicada no Blog da Saúde do Ministério da Saúde, esse excesso de saliva é resultado de um desequilíbrio entre os sistemas sintáticos e parassinpáticos.

Isto é quando a função de deglutição, conhecida como deglutição de saliva, deixa de ocorrer. É por isso que nos babamos, o corpo não consegue engolir saliva naquele momento, por isso a saliva escorre da boca enquanto dormimos.

Produzir saliva em excesso constantemente, chegando a babar, por exemplo, pode ser um indicativo negativo. Possivelmente a pessoa acometida está com um problema nas glândulas salivares, responsáveis por produzir o muco. Uma outra condição comum é a dificuldade de engolir, que também causa a hipersalivação.

A maneira correta de dormir é dormir com a boca fechada. A língua precisa estar posicionada no céu da boca, e o maxilar deve estar relaxado. Isso permite que uma pessoa tenha uma boa noite de sono e ainda evite todos esses problemas mencionados.

Depois das 11 on Twitter: "Os bacanas advertem: dormir com chiclete na boca faz mal à saúde!

Problemas bucais ocasionados por dormir de boca aberta
Por outro lado, ao manter a cavidade oral aberta por muitas horas, a quantidade de bactérias que entra na boca aumenta, aumentando o risco de cáries. Por consequência, a halitose (mau hálito) também é uma das consequências mais comuns desse problema.

Sialorreia consiste na perda não intencional de saliva pela boca. Ocorre quando a produção de saliva excede a habilidade do indivíduo de engoli-la. Alguns termos comuns para sialorreia são: aumento de saliva, salivação excessiva, “excesso de baba”, “babação”.

O brometo de glicopirrónio está bem estabelecido na UE como tratamento para a hipersalivação e os estudos publicados mostram que é eficaz no tratamento hipersalivação grave em crianças e adolescentes com doenças do sistema nervoso que podem afetar a sua qualidade de vida.

De maneira geral, a saliva marrom ao acordar indica a presença de sangue, o que não é normal. Contudo, pode ser tanto resultado de algo inofensivo como sinal de doença grave. Portanto, é importante prestar atenção nesse e em outros avisos do corpo e procurar um médico o quanto antes.

A sialorreia é tanto uma condição médica em si, quanto um sintoma de alguma outra doença. Quando um paciente é diagnosticado com sialorreia, ele apresenta uma produção excessiva de saliva, bem acima do normal que é de cerca de 500 ml a 2 litros por dia.

Doenças como refluxo gastroesofágico também aumentam o risco para a salivação excessiva. Isso porque fazem com que o conteúdo ácido presente no órgão retornem para o esôfago, atingindo a laringe e a boca. Nesses casos, há lubrificação excessiva da cavidade oral e sensação de queimação.

O que causa a sensação de boca seca durante a noite? A primeira coisa que deve ter em conta é que o nosso corpo produz naturalmente menos saliva à noite, uma vez que não estamos a digerir comida, pelo há uma tendência para a boca ficar mais seca à noite. Também pode sentir a boca seca se dormir com a boca aberta.

Descansar a língua é um ato involuntário, ainda mais porque ela passa boa parte do tempo nessa maneira, especialmente durante o sono. De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca.

Saiba que este hábito pode ser ruim para sua saúde: a boca não é dotada da mesma proteção do nariz contra a entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos, o que acaba facilitando o desenvolvimento de infecções. Outro problema que a respiração pela boca causa é o aumento de gases intestinais.

Coma balas de menta.
Elas deixam o hálito melhor, mas também são feitas em outros sabores que podem deixar o beijo mais doce. Assim como os chicletes, as balas de menta estimulam o fluxo de saliva. Você pode escolher bala de hortelã-pimenta, hortelã-verde ou até canela.

“Mesmo que você não tenha um problema sério, o mastigar excessivo de chicletes, por muitas horas diárias, pode causar uma hipertrofia da musculatura da mastigação” ressalta o dentista.