É normal arder ao urinar após a relação?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Essa sensação pode estar relacionada à presença de alguma infecção, seja vaginal, peniana ou urinária, além de outras condições mais graves. Continue a leitura e confira o que significa a ardência após a relação sexual.

A sensação de dor e ardência ao urinar pode ser sinal de uma infecção sexualmente transmissíveis (IST), como clamídia, gonorreia e tricomoníase. Dor durante a relação sexual, dor nas genitais e na pelve, corrimentos vaginais ou secreção no pênis e febre também são sinais e sintomas de IST.

Para evitar a cistite, o recomendável é sempre beber bastante líquido e não segurar o xixi. Após a relação sexual, as mulheres devem ir ao banheiro e esvaziar a bexiga, o que facilita a expulsão de bactérias que estavam na uretra.

Se você tem sentido dor em todas as relações sexuais, é preciso buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, portanto, o primeiro passo é marcar uma consulta com o ginecologista para verificar se existe alguma doença por trás do sintoma.

A dor ou ardência ao urinar, ao contrário do que se pensa, não é sintoma apenas de infecção urinária. O desconforto é um sinal de diversas doenças, como hiperplasia benigna da próstata, câncer no pênis, tuberculose do trato urinário, pedras nos rins, vulvovaginite, entre outras.

Um dos medicamentos mais receitados para aliviar a dor é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit).

sintomas candidíase trato urinário - dor ou queimação ao urinar, vontade frequente depara urinar e urina muito escura e com cheiro forte; sintomas candidíase cutânea - pode se manifestar de diversas formas, desde alterações nas unhas, manchas, carocinhos e placas avermelhadas na pele.

As infecções urinárias após o sexo ocorrem com mais frequência em mulheres por uma questão anatômica do corpo: como a uretra do organismo feminino é mais curta e próxima do canal vaginal, durante o ato sexual, é comum que as bactérias da própria vagina adentrem na bexiga, o que pode levar à famosa cistite.

“O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada. O mesmo vale para homens e mulheres”, afirma o urologista José Ricardo Silvino.

Suco de cranberry é grande aliado contra infecção urinária
Além disso, a bebida da fruta é rica em vitamina C, que torna a urina mais ácida, reduzindo a capacidade de as bactérias viverem nela.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

A queimação – ou ardência – na vagina pode significar muitas coisas… Entre elas, as mais comuns são as infecções fúngicas e bacterianas, o ressecamento vaginal e as dermatites. As causas também são diversas, no entanto, a ardência costuma estar relacionada à intensa coceira na vagina ou na vulva.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

“Caso a imunidade continue baixa, a mulher continue estressada, com uma alimentação inadequada, usando roupas molhadas, a candidíase volta a aparecer. Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista.

Clotrimazol é uma pomada ginecológica para inflamação da região íntima externa da mulher. Ou seja, assim como a Kronel, é utilizada para vaginite. Além disso, possui um preço acessível, no geral, e deve ser utilizado em torno de três a seis dias seguidos.