É normal aprender a ler com 4 anos?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

“Essa prática garante a formação das bases necessárias para a construção de outras linguagens”, comenta. Estimular a leitura precoce, por sua vez, compromete tal formação. Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse.

Crianças entre 4 e cinco anos estão na pré escola aprendendo a somar, conceitos de idade e escrita. Estão no que se chamava nos anos 90 de pré alfabetização, por isso estão descobrindo ainda o alfabeto, os números ao menos de um a 10, cores e nomes de objetos.

A hiperlexia é um distúrbio que se manifesta na criança através de uma facilidade precoce com a memorização de letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e, antes dos 4 anos, algumas crianças hiperléxicas já dominam esses símbolos gráficos, enquanto outras conseguem ler palavras por volta dos 2, 3 anos.

Quando se inicia o processo do aprendizado da escrita pela criança? A maioria das crianças consegue segurar um giz de cera e rabiscar num papel por volta dos 12 ou 13 meses de idade. A partir daí, até algum momento entre os 2 e os 5 anos de idade, os pequenos ficam cada vez melhores em escrever e desenhar.

Não existem estudos que comprovem que a alfabetização precoce ajuda as crianças a terem sucesso a longo prazo. Na educação infantil, os professores devem focar em ajudar as crianças a se sentirem confiantes. Colocar habilidades como a leitura acima das habilidades sociais e de construção de confiança, é um erro.

Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

Apesar de não haver um consenso entre os especialistas, geralmente o processo formal de alfabetização das crianças tem início por volta dos 6 ou 7 anos de idade. No Brasil, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está estipulado o 1º ano do ensino fundamental como ponto de partida oficial.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).

Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo. Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita.

O que é TDAH
Isso também dificulta a aprendizagem. Por isso, os pais e professores precisam ter um cuidado a mais com quem tem TDAH, mas diferente do disléxico ele não tem dificuldades para aprender a ler ou escrever, a não ser para manter o foco enquanto escreve e lê e isso já é bem diferente.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Aos 4 anos, a criança já deverá ser capaz de elaborar frases de cinco ou seis palavras. Ainda, o pequeno ou pequena poderá começar a narrar fatos e histórias.

Hiperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras.