É normal acordar confuso?

Perguntado por: hbrito8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Segundo os cientistas, depressão, alcoolismo e sono com duração menor que 6h ou maior que 9h são alguns dos fatores que levam as pessoas a acordarem desorientadas. Como muitas delas usam o celular como despertador, não é raro que tentem atendê-lo no momento em que o gadget toca de manhã, quando o fenômeno acontece.

Estar atordoado e de mau humor ao se levantar é algo comum para aqueles que sofrem de inércia do sono. Essa é uma condição na qual ocorre uma redução de várias capacidades cognitivas e emocionais, logo depois de acordar.

Sinais e sintomas

  • Pausas longas durante o discurso;
  • Conversação sem nexo e linguagem anormal;
  • Lapsos de memória durante a execução de uma tarefa;
  • Desorientação quanto ao tempo e espaço;
  • Dificuldade de raciocínio;
  • Comportamentos desadequados e incomuns;
  • Alterações repentinas de humor.

Momentos de crise de ansiedade podem acontecer com qualquer pessoa. Entre seus aspectos principais estão o medo e a preocupação extrema, o que acaba aumentando a tensão e o estresse interno, levando a confusão mental e sintomas físicos.

As perturbações do sono são comuns nas pessoas com Demência. Algumas pessoas dormem durante o dia e por isso ficam acordadas e inquietas durante a noite. Outras pessoas já não têm capacidade para distinguir o dia da noite. Outras, ainda, já não são tão ativas como eram, pelo que agora necessitam de dormir menos.

Alucinações hipnagógicas são aquelas que ocorrem na transição entre a vigília e o sono, podem ocorrer com qualquer pessoa, não são indicativas de nenhuma patologia, mas podem ocorrer na narcolepsia. Alucinações hipnopômpicas ocorrem na transição sono/vigília, isto é, ao acordar. Não tem significado patológico.

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

A confusão mental é uma alteração aguda nas funções cerebrais superiores, atingindo memória, atenção e consciência. Clinicamente, expressa-se principalmente como uma dificuldade de focar a atenção.

Parassonias são transtornos comportamentais que ocorrem durante o início do sono, durante o sono ou o despertar. O diagnóstico é clínico. O tratamento pode incluir fármacos e psicoterapia. (Ver também Abordagem ao paciente com transtorno do sono ou da vigília.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

Sentir tontura ao levantar é uma experiência que pode ser vivenciada em todas as idades, embora seja mais frequente em idosos. Conhecido como hipotensão postural ou tontura ortostática, esse quadro está ligado a uma queda abrupta da pressão arterial que compromete a irrigação sanguínea do cérebro.

Isso, de se auto denominar depressivo, é um dos sintomas da modernidade. Há vários fatores, como por exemplo, Má alimentação ou falta de alguma vitamina que podem lhe gerar fadiga, mas o mais importante no que você descreve é o sentimento, então sugiro que procure um profissional para falar sobre isso.

Dar uma pequena pausa durante a tarde é muito importante e faz muito bem para a saúde. Além de ser muito gostoso tirar uma sonequinha após o almoço é uma ótima forma de repor energia ou relaxar, especialmente quando não se conseguiu dormir bem durante a noite ou quando se vive um estilo de vida muito agitado.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Confusão mental pode ter várias causas, orgânicas ou inorgânicas (como o uso de alguma droga ou medicamento, por exemplo). Se é algo passageiro, que não traz prejuízo, não há com que se preocupar. Caso tenha dúvidas, procure um profissional psicólogo para avaliar o seu caso.

Assim, uma dica que damos é: quando se sentir um pouco confuso, sem saber como agir em alguma situação, reserve um espaço no seu dia para organizar as ideias e (anotar é bem importante) quais são suas prioridades, o que é preciso fazer mais rápido, o que pode esperar um pouco.