É normal a urina fica mais escura na gravidez?

Perguntado por: spacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Se a sua urina parece mais escura e mais concentrada, pode ser um sinal de que você está desidratada. As mulheres grávidas precisam beber mais água do que o normal, e sua urina pode dizer se você está recebendo líquidos suficientes.

Os sinais e sintomas mais comuns da infecção urinária na gravidez são:

  1. Ardência ao urinar;
  2. Aumento da frequência urinária;
  3. Vontade de urinar, mas fazer pouco xixi;
  4. Sensação de bexiga sempre cheia;
  5. Desconforto na região supra-púbica;
  6. Urina escurecida;
  7. Urina com odor forte.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.

Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.

Hepatite C
Os sintomas são bem parecidos com os da Hepatite B: urina escura, dor abdominal, urina escura, fraqueza e febre. Pode ocorrer sangramento no esôfago ou no estômago. O tratamento desse tipo de Hepatite é bem mais difícil, e em alguns casos, pode ser necessário um transplante de fígado.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Se o paciente apresenta urina escura com cheiro forte, bem como outros sintomas, como febre e dor ao urinar, ele pode estar com uma infecção urinária. Já a urina escura associada a dor nas costas pode ser um sinal de pedra nos rins.

Você sabia que uma série de doenças na gravidez podem prejudicar a saúde do bebê? É o caso da diabetes, da hipertensão, da infecção urinária, entre outras. A boa notícia é que, com o devido tratamento, pode-se evitar a transmissão e as consequentes sequelas — mesmo em gestações de alto risco.

A grande preocupação com uma infecção urinária na gravidez, quando não tratada, ocorre o risco de parto prematuro, aborto espontâneo, bebês com pouco peso, mau funcionamento dos rins da futura mãe ou o risco de infecção generalizada.

Sim. Por conta do aumento da lubrificação vaginal, a mulher tem a sensação de maior umidade. Procure o médico que acompanha o pré-natal se houver coceira, odor ruim ou sensação de desconforto.

Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.

É mais seguro evitar banhos quentes de imersão, saunas secas e a vapor, principalmente durante as sete primeiras semanas de gestação. O excesso de calor, com temperatura corporal da mãe acima de 38,8°C por mais de dez minutos, aumenta o risco de aborto e de malformações congênitas.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Urina escura e muito concentrada pode ser sinal de desidratação. Durante a Gravidez as mulheres bebem mais água do que o normal. Os enjoos matinais no início da gravidez podem causar desidratação e, neste caso, pela urina a mulher consegue perceber.

O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe. Por exemplo: Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.

Muitas mulheres confundem o líquido amniótico com urina, entretanto, enquanto essa é amarela e tem um cheiro característico, o líquido amniótico não tem cor e tem um odor parecido com água sanitária (algumas mulheres não notam cheiro algum).

Ao respirar melhor e deixar seu sangue fluir melhor, você se sente mais confortável e coopera ainda mais para o desenvolvimento do seu bebê. Mas atenção: isso não significa que se você deitar do lado direito vai causar danos ao bebê. A orientação é de apenas alternar os lados.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

A infecção urinária pode ser facilmente confundida com os sintomas da gravidez, isso é fato. Mas você tem alguma ideia de por que isso ocorre? Com seis semanas de gravidez, a mulher apresenta maior frequência miccional, devido à ação da progesterona no corpo, que se faz presente na fase inicial da gestação.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.