É normal a tatuagem fica mais clara?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

É normal a tattoo ficar mais clara depois de descascar? Sim, é normal a tatuagem descascar e ficar mais clara por um tempinho. Não se assuste: você pode ter a impressão de que o desenho ficou desbotado. É o que acontece enquanto a pele faz a fixação das tintas.

Há casos de tatuagens com aplicação de tinta preta que ficam verdes, e isso ocorre por conta da pigmentação da pele em contato com a tinta, e cabe ao tatuador reconhecer a melhor forma de cor para ser aplicada com um material de boa qualidade para que não ocorra nenhum problema no futuro.

Quanto ao retoque, somente faça após a completa cicatrização da tatuagem, que dura de 2 a 4 semanas do procedimento.

Por isso, faça o uso depois do banho (pelo menos duas vezes por semana) e, principalmente, depois de tomar sol. Óleo de coco, pantenol, manteiga de karité e glicerina são ativos que figuram como boas opções para a hidratação da cútis. Além disso, já existem cremes formulados especialmente para cobrir as tatuagens.

Não existe uma recomendação específica de retoque em tempo determinado, pois o desgaste varia de acordo com o cuidado de cada pessoa. Uma tatuagem bem cuidada pode durar 25 anos, por exemplo, enquanto uma que teve exposição excessiva ao sol pode demandar retoques em menos de um ano.

Os raios UV, naturalmente, trazem riscos para qualquer pele, mas fazem ainda mais mal para a tatuagem. Inclusive, esse é o principal motivo para deixar ela desbotando. O ideal é evitar ao máximo o contato direto com o sol.

A tatuagem (seja preta ou colorida) é, basicamente, um machucado com tinta embaixo da pele, então, quando ela cicatriza por completo, a sua pele vai estar por cima da tinta. Nisso, já entra o fator “tom de pele”, o qual vai alterar um pouco as tonalidades da tattoo.

Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica
Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas.

Aqui estão duas coisas que você deve procurar ao escolher uma tinta boa para sua próxima tatuagem: Pigmentação: Ao olhar para as tintas, preste atenção à pigmentação. As melhores tintas terão altos níveis de pigmento terão tons fortes e vibrantes, o que significa que não desbotam com o tempo.

O creme hidratante ajuda a amenizar as irritações, evitando coceiras e ainda ajuda a manter a cor e a vivacidade do desenho. Evite usar vaselina e outros derivados do petróleo, pois eles podem fazer a tinta desbotar.

Assim que sua tatuagem começar a cicatrizar você irá notar que crostas irão se formar sobre a área, e você não deve removê-las.

— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.

Primeiro que os tatuadores NÃO SÃO BOBOS e sabem quando você deixou de fazer algum procedimento, isso pode acarretar em você ter que pagar pelo retoque, sim, em alguns casos o retoque não é cobrado mas isso tem que ser acordado antes de começar a tatuagem.

Mesmo não sendo algo tão comum de ocorrer, tome cuidado para não ralar o local da tatuagem. Caso você se machuque ou aconteça algo como cair e se ralar, isso pode acabar removendo parte ou todo o desenho, dependendo da gravidade, da profundidade e extensão do ferimento.