É normal a tampa do implante cair?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A queda de uma peça do implante é um acontecimento possível, mas em geral não traz qualquer problema para o paciente, nem mesmo para o implante. Algumas pessoas confundem a queda do cicatrizador com a queda do implante, o que são coisas totalmente diferentes.

Se são implantes, não é normal. Os implantes bem colocados tem por obrigatoriedade estarem totalmente recoberto por osso. Olá, retorne ao seu dentista, pois pode ser que o "pino" seja apenas a "tampa" do implante e nesse caso não tem problema.

Trata-se de uma peça com altura e forma arredondada que estimula a cicatrização da gengiva em formato de orifício, facilitando dessa forma a instalação do pilar de implante e a coroa definitiva. Além disso, o cicatrizador também tem a função de proteger o implante enquanto ocorre a osseointegração.

Após cirurgia do implante, para impedir que o osso, tecidos moles e resíduos invadam a região de conexão do implante, durante a cicatrização, deve ser utilizado um componente de cobertura de primeiro estágio, denominado, tapa implante.

O parafuso da prótese fica frouxo
Quando ele recebe uma carga maior do que pode suportar — seja durante a mastigação ou por falta do aperto adequado —, é normal sentir o implante dentário mole.

Fase de reabertura
Ela ocorre de três a seis meses após a primeira etapa. O tempo entre a primeira e segunda fase depende da resposta fisiológica do paciente e da marca do implante usado. Esse procedimento tem por objetivo reabrir caminho para que os implantes possam receber as próteses dentárias em breve.

Quando o cicatrizador fica abaixo ou rente a gengiva, o tecido pode voltar a cobrir a região do implante e ter essa característica de tecido esbranquiçado, uma ferida.

Retirada do implante:
Usar bolsa de gelo sobre o curativo por cerca de 20 minutos, até 2 horas após a inserção do implante; Não molhar o curativo nas 24 horas após o implante; Retirar o curativo após 24 horas.

Como existem diferentes rochas, usinas, processos de obtenção do titânio, fábricas de im- plantes e formas de distribuição, a falha na osseointegração não deve ser atribuída apenas aos Cirurgiões-Dentistas e pacientes, pois os implantes podem ter sidos previamente corrompidos.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

A exposição do parafuso (espiras) do implante é bastante incomum. Se o implante estiver bem inserido no osso tratamos com regeneração tecidual, enxerto de gengiva, por exemplo. Se o implante foi removido, há necessidade de colocar um outro implante no lugar, nunca o mesmo, normalmente de tamanho/ espessura maior.

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

O pino dentário é o parafuso metálico que o implantodontista fixa no osso para confeccionar uma raiz dentária artificial. Ela servirá como base para a prótese, a parte que vai imitar o dente natural e substituí-lo na arcada, cumprindo suas funções na mastigação e na estética do sorriso.

Cicatrizadores são peças metálicas cilíndricas que têm a função de servir como barreira para a gengiva durante o período de cicatrização. Após a cicatrização e a sua retirada, temos acesso à plataforma do implante dentário para a instalação do pilar protético (peça sobre a qual será cimentada ou parafusada a prótese).

As expressões "pivot" e "implante dentário" dizem respeito a situações distintas. Um pivot é uma coroa sobre dente. Um implante é um pequeno parafuso que substitui a raiz de um dente e sobre o qual pode ser aplicada uma coroa - a chamada coroa sobre implante.

O que é implante dentário? Um pino fabricado em titânio ou cerâmica pura e que tem a função de substituir a raiz dentária, portanto é a parte instalada ao nível ósseo. Já o implante é o pino colocado dentro do osso, que deve ser analisado antes de colocar o implante dental para ver se precisará de um enxerto no local.

Pode ocorrer pouco tempo após a cirurgia, ou logo depois de colocar o dente sobre ele. As causas da perda do implante são várias. A maioria das causas estão relacionadas com má qualidade óssea, super-instrumentação (usar demais a broca no momento da cirurgia) ou micro movimentação do implante.

Quebra do parafuso protético – Nesse caso quando temos uma coroa unitária (dente único sobre implante) a coroa sofre uma queda e você pode perdê-la ou quebrá-la se cair em uma superfície muito dura como o piso cerâmico. O que fazer se o parafuso quebrar? Procure imediatamente seu dentista, ele saberá que medida tomar.

O pino no dente pode cair? A possibilidade dele cair não é nula, porém é raro de acontecer. Geralmente, quando ocorre é devido a alguma falha clínica, ou seja, erro do profissional na hora da instalação. Sua queda também pode ocorrer caso haja uma fratura da raiz dentária.

Evite alimentos duros e difíceis de mastigar
Para que o implante permaneça fixado no osso e a cicatrização ocorra sem complicações, o pino deve permanecer parado. Dessa forma, durante os primeiros dez dias, a recomendação é evitar alimentos de difícil mastigação, como aqueles duros e crocantes.