É normal a saturação cai durante o sono?

Perguntado por: ocaetano5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Ela explica que durante esse período de bloqueio das vias aéreas acontece uma queda da saturação no organismo. “Essa oscilação pode ser breve ou de maneira um pouco mais prolongada. Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono. Isso traz consequências,” afirma.

A apneia, quando ocorre repetidamente, tem como consequência a redução da oxigenação do sangue, o que pode resultar em danos ao organismo.

DEFINIÇÃO DE CASO
idade, com Síndrome Gripal e que apresente os seguintes sinais de gravidade: saturação de SpO2 <95% em ar ambiente OU sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade OU piora nas condições clínicas de doença de base ou hipotensão.

Como o nome sugere, a dessaturação noturna é uma condição que aparece durante o período de sono e nem sempre retorna durante o dia. Ela tem relação com mecanismos fisiológicos do sono, além de surgir frequentemente em indivíduos com dois distúrbios: DPOC e apneia obstrutiva do sono.

Como medir
Resultados falsos podem ocorrer quando houver a presença de esmalte, se as mãos estiverem frias, se as medidas forem realizadas com o indivíduo deitado, ou se ele se movimentar durante a medição.

Acontece quando a quantidade de oxigênio é suficiente no sangue, entretanto, o sangue não consegue chegar aos tecidos do corpo, devido a uma obstrução, como acontece no infarto, ou quando a circulação na corrente sanguínea é fraca, provocada por uma insuficiência cardíaca, por exemplo.

Se a saturação for igual ou menor que 94%, o paciente está hipóxico e deve ser tratado rapidamente. Uma saturação menor que 90% é uma emergência clínica.

Doenças pulmonares, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Covid-19, que comprometem os pulmões, também são as causas mais comuns para a falta de oxigênio no corpo.

O uso da salbutamol ajuda a aumentar a saturação, os níveis de oxigênio no sangue que ficaram baixos.

Aqui estão algumas práticas que ajudam a aumentar o oxigênio no sangue:

  1. Pratique atividade física regular. ...
  2. Alimentação saudável. ...
  3. Pratique exercícios de respiração. ...
  4. Evite fumar. ...
  5. Tome suplementos alimentares que aumentem os níveis de oxigênio.

A hipoxemia é marcada pelo nível baixo de oxigênio no sangue durante a noite. Nestes casos, o oxigênio decai, mas o dióxido de carbono não chega a subir o suficiente para que o caso seja caracterizado como hipoventilação.

O nível de oxigenação considerado preocupante para o médico seria abaixo de 94%, já para o médico Carlos Carvalho no podcast citado, o sinal vermelho para a leitura do oxímetro estaria abaixo de 91% e acima disso o paciente estaria no que ele chamou de sinal amarelo, estando em nível normal entre 97 e 100%.

Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Um dos sinais mais comuns é a falta de ar. Outros sintomas frequentes são tontura, dor de cabeça, respiração ofegante, batimento cardíaco lento e ansiedade. Cabe ressaltar que a hipoxemia é diferente da hipoxia, comum em quadros de COVID-19.

No entanto, a grande diferença entre os dois termos é o fato de que a apneia se caracteriza por episódios de obstrução total das vias respiratórias, enquanto na hipopneia há a redução de 30 a 50% do fluxo respiratório, mas não uma parada respiratória completa.

A síndrome da apnéia obstrutiva do sono é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em períodos de apnéia, dessaturação de oxihemoglobina e despertares freqüentes com conseqüente sonolência diurna 1.

O índice de apneia e hipopneia (IAH) representa o número de eventos respiratórios por hora e é um dos parâmetros usados para estratificar a gravidade da doença. Quando o IAH atinge 5 a 14 eventos respiratórios por hora é considerado apneia leve; de 15 a 29, moderada; e acima de 30, grave.

O aparelho oxímetro é colocado em um dos dedos, onde o visor mostra uma porcentagem que vai de 0 a 100%. Os valores normais de oximetria estão entre 95 e 100%.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) ou a apneia do sono, dentre outros.

Posicionar o sensor com cuidado, preferencialmente no dedo indicador. Certificar-se de que ele se adapta facilmente sem estar muito solto ou muito apertado. Aguardar para que o oxímetro detecte o pulso e calcule a saturação de oxigênio.