É normal a progressiva arder o couro cabeludo?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Tratamentos como escova progressiva, relaxamento, alisamento, descoloração e coloração utilizam produtos fortes que, quando não são administrados da forma correta, podem ferir a região do couro cabeludo e causar queimadura química e danos aos fios.

Quando aquecido, o formol se transforma em um vapor muito irritante para os olhos, a garganta e o nariz. A inalação dessa substância pode causar irritações, entre elas: vomito, dor de cabeça, diarreia, enjoo, coceira, queimaduras, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, falta de ar, tosse, etc.

No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.

Ardência, queimação, dor no couro cabeludo e queda de cabelo são as queixas comuns da síndrome da disestesia cutânea ou tricodinia. A sensação é descrita como pontadas, agulhadas, formigamento, ardência ou queimação. A intensidade é variável e mulheres são duas vezes mais acometidas com o problema.

3 dicas que podem aliviar o incômodo:

  1. Lavar o cabelo regularmente.
  2. Usar um shampoo sem parabenos e outras substâncias irritantes.
  3. Aplicar o condicionador no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo, para evitar o desenvolvimento da caspa ou irritações no couro cabeludo.

6 principais cuidados pós progressiva que você precisa indicar para seus clientes

  1. Temperatura da água. ...
  2. Uso de produtos específicos para fios alisados. ...
  3. Evite produtos de limpeza profunda. ...
  4. Hidrate muito bem e frequentemente os cabelos. ...
  5. Siga um cronograma capilar eficiente. ...
  6. Finalize os fios com secador de cabelo.

Apesar do mito de que a lavagem vai tirar o efeito do procedimento, o cabelo pode ser lavado desde o primeiro dia da escova progressiva.

Como identificar a alergia ao formol
Geralmente, os pacientes apresentam reações na pele com eczema, descamação, formigamento local e vermelhidão. É possível também ter reações sistêmicas, como dor de cabeça, náusea, diarreia e até choque anafilático.

Não lave os cabelos diariamente após a escova progressiva
De um dia para o outro, os resíduos que ficam no seu cabelo não são muitos. Portanto, lavar os cabelos todo dia pode prejudicar o efeito do método de alisamento. O que ainda pode acontecer é a eliminação das vitaminas naturais dos seus fios a cada lavagem.

Já as madeixas que estão enfraquecidas (sem força), pode ser avaliada pela textura do fio: se ele estiver rígido, significa que está forte e pode aguentar uma química. Se ele fica ondulado após o teste de elasticidade, é sinal de que está super fraco.

A queratina naturalmente faz parte de todo cabelo e, por isso, quando é removida pela progressiva, deixa o fio fraco e ralo.

Além disso, o formol nunca é eliminado do organismo e pode trazer danos a longo prazo”, explica a dermatologista Lúcia Miranda. Por evaporar durante a aplicação (são usadas até duas fontes de calor, como chapinha e secador), o formol acaba sendo inalado em grandes quantidades.

O que fazer com couro cabeludo queimado do sol? Uma queimadura solar no couro cabeludo não difere em quase nada de uma queimadura na pele: ela vai ficar muito mais ressecada e o couro cabeludo vermelho e doendo, às vezes até a ponto de descascar. Inclusive, a sensação de ardência é a mesma, infelizmente.

É normal sentir o couro cabeludo dolorido? Não. Se você sentir dor no couro cabeludo é porque algo está errado. Pode ser que você tenha usado o cabelo preso muito forte durante o dia e isso tenha causado a dor, ou que tenha tomado sol e queimado o couro cabeludo ou ainda que tenha desenvolvido algum tipo de dermatite.

Por que o couro cabeludo fica sensível? Condições capilares, como caspa, foliculite e dermatite seborreica, geralmente são as maiores responsáveis pela sensibilidade excessiva do couro cabeludo. No entanto, a tricodinia também pode surgir por outros motivos que devem ser tratados de maneiras diferentes.

Sintomas de alergia no couro cabeludo

  • Coceira intensa.
  • Vermelhidão.
  • Descamação.
  • Sensibilidade na região.
  • Bolhas.
  • Queimação.

Para se livrar da caspa de progressiva você deve lavar os cabelos com água fria e usar produtos anticaspa. Normalmente, produtos desse tipo focam no cuidado do couro cabeludo e ajudam a deixar a região limpa, mas hidratada.

Normalmente, um couro cabeludo inflamado é acompanhado por outros sinais e sintomas, como erupções cutâneas, pele seca, coceira e descamação. Procure um profissional dermatologias, para te auxiliar no diagnóstico e tratamento de causas individuais de inflamação do couro cabeludo.

Em resumo, o shampoo para progressiva deve ser suave, com pH neutro e ainda sem sal. Isso porque a sua fórmula é totalmente pensada para o tipo de química.