É normal a pressão está 9 por 6?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 3 votos

A pressão arterial é considerada normal quando está entre 9/6 e 12/8. Independentemente da leitura da pressão arterial, os profissionais da área da saúde não costumam diagnosticar uma pessoa com pressão arterial baixa, a menos que esteja mostrando outros sinais ou problemas associados com a condição.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8. Nem sempre a pressão baixa é considerada uma doença.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

Alguns especialistas definem a pressão arterial baixa se os números identificados estiverem menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6.

Alterações no funcionamento do coração também podem causar diminuição da pressão arterial por causar redução da quantidade de sangue que circula no corpo. Os problemas mais comuns incluem insuficiência cardíaca, alterações das valvas cardíacas e arritmias.

Quando os sintomas são decorrentes de uma queda na pressão, geralmente, o paciente sente tontura constante ou sempre que muda da posição deitada para a de pé, além de fadiga, sonolência e pele fria. Neste cenário, há um risco iminente de quedas e traumatismos graves, principalmente nos mais idosos.

O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal. “Os benefícios da redução do sódio e seu efeito de queda da pressão arterial são mais conhecidos.

Visão turva; Suor frio; Taquicardia; Sensação de desmaio ou desmaio.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Da mesma maneira que você pode ter um AVC por estar hipertenso, você poderá ter um AVC por ficar hipotenso, com a pressão baixa.

Quem tem pressão baixa ou teve uma queda súbita deve aumentar a ingestão de líquidos, como água e bebidas isotônicas, não mudar de postura bruscamente e evitar calor excessivo. A ingestão de sal nesse momento também pode ser aumentada. Atividade física ajuda a deixar a pressão controlada.

Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios. Acima de 13,5/8,5, os valores já são considerados altos.

Chá verde, chá preto ou chá mate possuem teína, substância que ajuda a manter a pressão baixa controlada. As bebidas ricas em cafeína como chá verde, chá preto e chá mate são indicadas em caso de pressão baixa devido a uma substância chamada teína.

Consumir diariamente água, para evitar a desidratação e a hipovolemia; Praticar atividade física regularmente, uma vez que a prática ativa a circulação sanguínea e melhora a pressão arterial; Evitar ficar em ambientes muito quentes e úmidos por muito tempo.

Banana. A banana é fonte de energia, além de conter diversas vitaminas e minerais, como o potássio, um mineral chave para a circulação sanguínea e, consequentemente, para a regulação da pressão arterial.

A frequência cardíaca aumenta para compensar a baixa pressão e manter o débito cardíaco (sangue que o coração bombeia para o corpo). A questão aqui é investigar por quê e em que momentos sua pressão reduz. Para isso será importante uma avaliação com cardiologista.