É normal a orelha do gato estar quente?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Orelha do gato quente também é uma forma de regular a temperatura do corpo. Os felinos têm suas próprias maneiras de regular a temperatura do corpo em dias de calor. Uma delas pode ser demonstrada pela orelha do gato quente.

Isso acontece porque, assim como nós, o corpo deles prioriza a circulação de órgãos vitais. Então não se deixe enganar: o gato com orelhas geladas está com frio mesmo que sua barriguinha esteja quente.

O surgimento de febre em gatos pode ser um sinal de que o seu felino está com alguma infecção no corpo. Elas podem ser bacterianas e virais, e as doenças mais conhecidas são: Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) (Aids felina); Calicivírus, (inflamação respiratória e ocular);

As nossas orelhas ficam quentes quando o sangue se está a deslocar, consequência dos vasos sanguíneos se dilatarem e expandirem, para que desta forma haja um maior fluxo de sangue para esta zona.

O nariz de um gato saudável pode variar entre úmido e seco por diversas vezes durante o dia. Existem vários motivos sobre o porquê do seu gato ter um nariz seco e quente que não têm nada a ver com a saúde.

A dipirona é um medicamento de uso comum para humanos, porém muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “posso dar dipirona para gatos?” Sim, dipirona pode ser dada para gatos!

Ítalo destaca que os sintomas de gripe em gatos mais comuns são:

  1. tosse;
  2. espirros;
  3. secreções nasais;
  4. secreções oculares;
  5. febre;
  6. perda de apetite,
  7. apatia.

A temperatura de gato é naturalmente mais alta
Os bichanos são animais que possuem o corpo naturalmente mais quente que os humanos. Assim, a temperatura de gato costuma ficar em torno de 38° e 39°.

Como usar o termômetro auricular
Para medir a temperatura do gato com ele é necessário introduzi-lo no ouvido e segurar por 2 minutos, então é só retirar e checar a temperatura marcada no aparelho. Este modelo de termômetro pode ser comprado em lojas especializadas em artigos para animais de estimação.

Se detectada a febre, Carpigiani afirma que uma medida simples pode ser tomada pelo dono imediatamente para tentar reduzir a temperatura do animal. “Em casa, podem ser feitas compressas nas patinhas do gato com água fria. Ele consegue esfriar seu corpo rapidamente quando temos este cuidado”, indica.

Sim, a dipirona pode ser dada para os gatinhos.

A patinha pode ficar manca, o seu rebolado diferente ou, ainda, ficar totalmente quieto, para evitar que o corpo doa. Um gesto muito comum entre os gatos quando eles estão sentindo dores é ficar com a cabeça na parede. Quando o seu bichano estiver o cabeça contra a parede, pode ter certeza que ele está com muita dor.

Nossas orelhas ficam rosadas e fogosas porque há uma quantidade razoável de vasos sanguíneos formando uma rede de irrigação por debaixo da pele fina – que deixa transparecer a cor vermelha. Basta ter uma vasodilatação – um aumento na espessura dos vasos – para a coisa esquentar.

Para isso, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele.

Gato dormindo com o tutor
“O gato gosta de deitar em cima do meu travesseiro ou em cima de mim”. Bem, aí a questão é outra. Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto.

1- Procure manter o animal hidratado. O aumento de temperatura pode causar a desidratação ou fazer com que o gato não queira beber água, mas é importante que ele mantenha a ingestão de líquidos. 2- Faça compressas úmidas no gato para ajudar a controlar a temperatura.

12 – 18 anos

Acariciar toda a região do rosto
Essa também é uma boa área para começar a acariciá-lo caso o bichano esteja resistindo. Normalmente, quando é feito carinho no gato em regiões como buço e rosto, eles acabam se entregando a tanto apreço.

Assim como as pessoas, os gatos usam o toque físico para mostrar afeto. Muito provavelmente, o seu animal quer ser alimentado.