É normal a menstruação fede muito?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

É normal a menstruação ter um algum cheiro, mas ele não deve ser forte ao ponto de ser perceptível para outras pessoas.

Gino-Canesten® Balance É um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da vaginose bacteriana, infecção normalmente causada pela proliferação excessiva de bactérias, principalmente as do gênero Gardnerella Vaginalis (infecção por Gardnerella).

É também tecido de revestimento uterino, óvulo não fertilizado e, claro, os fluidos normais que a sua vagina elimina. Além dessa combinação, o ambiente ácido da vagina e a presença de diferentes tipos de bactérias saudáveis que se misturam ao fluido menstrual também contribuem para produzir um odor característico.

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

A malva é uma planta que tem propriedades antifúngicas e seu chá pode ser usado em um banho de assento para aliviar os sintomas e combater a proliferação dos fungos. Basta fazer a infusão, coar e colocar em uma bacia para se sentar, ou então passar na área afetada com a ajuda de um pano.

Mesmo esse odor mais forte não deve ser tão desagradável e muito menos deixar a menstruação com cheiro de podre ou de peixe. Se isso acontecer e for acompanhado de corrimento ou coceira, o ideal é agendar uma consulta com o seu ginecologista.

Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor.

Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. Para evitar este problema durante a menstruação, evite alimentos muito processados e ricos em sódio, como as refeições pré-cozinhadas e fast-food.

7. Tem algo que eu não posso fazer quando estou menstruada? A menstruação não impede que você faça nada do que já está acostumada a fazer. Você pode ir à escola, ajudar em casa, sair com os amigos, praticar esportes e fazer tudo o que faria normalmente.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

A seguir, mostramos os 7 melhores chás com propriedades que auxiliam na limpeza do útero.

  1. Chá de Camomila. A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. ...
  2. Chá de Canela. ...
  3. Chá de Gengibre. ...
  4. Chá de Urtiga. ...
  5. Chá de Hortelã-Pimenta. ...
  6. Chá de Cavalinha. ...
  7. Chá de Bardana.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Medicamentos antifúngicos, tais como cremes, supositórios vaginais ou medicamentos orais, são um tratamento eficaz. Estar grávida ou ter diabetes ou um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de ter candidíase vaginal.

Caso a mulher apresente sintomas como mau cheiro na vagina, corrimento vaginal e sangramento muito intenso, de cor vermelho vivo, deve entrar em contato imediatamente com o seu médico. O risco de recidiva do mioma uterino é de cerca de 20 a 30%, dependendo da localização, do número e tamanho do mioma.

A cor da menstruação e do corrimento e sua consistência variam durante o ciclo menstrual. Nos primeiros dias a menstruação normalmente possui um tom de vermelho vivo. Em seguida, o sangramento se torna mais intenso e pode ser mais escuro e mais grosso. A menstruação com coágulos costuma acontecer nessa fase.

O corrimento nessas cores podem estar relacionados a infecções bacterianas, fúngicas ou por protozoários, como a vaginose bacteriana, candidíase ou tricomoníase, respectivamente. Essas condições resultam do desequilíbrio da flora vaginal e podem causar coceira, irritação e odor desagradável.

Os sintomas incluem cheiro fétido, corrimento amarelado ou acinzentado, coceira ou sensação de queimação na vagina e dor durante contato íntimo, mas pode ser tratada facilmente com antibióticos(1-4).

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que exalam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um odor forte e incomum afeta a vagina após a transa, vale ficar atenta, pois pode se tratar de um caso de vaginose bacteriana.

Quando claro e filante, de aspecto semelhante a uma clara de ovo, o corrimento branco pode indicar apenas um período da menstruação. Ele não vem acompanhado de cheiro ou nenhum outro sintoma, e é formado por leucócitos (células de defesa), sendo o principal objetivo proteger o organismo e lubrificar o canal vaginal.