É normal a menstruação durar só 3 dias?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O sangramento menstrual tem a duração normal de dois a seis dias, considerando as variações individuais¹. A menstruação prolongada ocorre quando o fluxo tem duração de oito dias ou mais, e recebe o nome de hipermenorreia².

Na grande maioria das vezes, é uma alteração hormonal passageira, assim como as que acontecem com o escape menstrual. Também é possível que aconteça a menstruação borra de café de apenas um dia.

Sintomas da Nidação
A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.

Este baixo sangramento ou menstruação fraca com aspecto diferente e que aparece nos dias em que a mulher esperaria seu fluxo normal de sangue, pode provocar suspeitas de gravidez.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum. Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.

Embora o período de cada paciente possa variar, existem alguns sintomas comuns vivenciados no ciclo menstrual. Uma mulher adulta pode experimentar fluxo menstrual de aproximadamente 21 a 35 dias, e todo o período dura em torno de dois a sete dias no total.

Não. Mulheres grávidas não menstruam.

Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez. Se estiver grávida, converse com seu médico e mencione qualquer sangramento que você tenha, apenas para excluir outros fatores.

Explicando de uma maneira simples, o ciclo menstrual compreende todo o período entre um sangramento e outro que, como falamos acima, geralmente tem duração de um mês (ou seja, quatro semanas). Portanto, ele é considerado curto quando a menstruação acontece em um intervalo de tempo inferior a três semanas¹,².

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Tem como grávida menstruar? Mesmo com todos os esclarecimentos, muitas leitoras possuem essa dúvida pela quantidade de relatos de mulheres que afirmam ter menstruado durante a gravidez. E a resposta definitivamente é NÃO! Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina.

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.

Muitas mulheres têm sangramentos no início da gravidez que podem se parecer muito com uma menstruação normal. Esse tipo de sangramento é conhecido como sangramento de escape ou spotting.

Quando há sangramento, ocorre com um menor fluxo (pequenos sangramentos), não há fluxo contínuo como na menstruação. O sangue pode possuir uma coloração rosa ou marrom. O fluxo é composto de tecido do interior do útero, sua coloração pode variar de um vermelho intenso ao marrom, pode ter a presença de coágulos.

Primeiramente observe a duração, se a sua menstruação durar entre 3 a 7 dias ela pode ser considerada normal. mais escuro se aproximando do marrom. Já no meio do ciclo ele fica vermelho vivo e podem aparecer coágulos. Caso você note que o sangue menstrual está amarelado ou com odor forte, procure já sua ginecologista!

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.