É normal a mão inchar com gesso?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O inchaço nos dedos é uma complicação frequente nos casos de fraturas dos membros superiores. Indicamos sempre movimentar os dedos o máximo que o paciente tolerar para evitar isso. Existe a possibilidade também de que a imobilização esteja muito apertada.

Pode ser normal pelo hematoma e edema da lesão e imobilização. Mas se estiver em excesso, acho importante ser reavaliada e acompanhada. Quanto mais parado fica o braço e a mão, mais inchados ficam.

Como informado acima, cada caso tem seu tempo, mas uma pessoa pode ficar engessada de três a oito semanas ou até mais, conforme o caso. Ossos maiores e mais grossos tendem a demorar mais. É normal a pessoa engessada sentir incômodos nos primeiros dias, porém ela costuma se acostumar com o tempo.

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização.

Deixar sua mão submersa em água com gelo, para que ela vá desinchando aos poucos. No entanto, não deixe sua mão submersa muito tempo seguido. O gelo facilita a diminuição do inchaço, por isso, quando você retirar a mão a imersão, provavelmente o anel saíra com maior facilidade.

Pouse-o cuidadosamente sobre uma almofada para que a extremidade do gesso não se afunde na pele nem a aperte. Além disso, para dormir, mantenha-o acima do plano da cama.

A grande maioria das fraturas na mão consolidam entre 3 e 4 semanas, período que o paciente irá usar o gesso. A indicação de cirurgia depende do tipo de fratura e do deslocamento. Como regra geral fraturas que afetam a articulação e que apresentam deslocamento, mesmo que pequeno, devem ser fixadas com cirurgia.

Quando aplicado, o gesso pode ficar quente primeiro. Isto é normal. O gesso se sentirá firme ao tocar em 10 a 15 minutos, mas levará até 48 horas (2 dias) para secar completamente.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

No geral, as talas são mais utilizadas na urgência por permitir que o inchaço que segue uma fratura se acomode sem causar compressão nos tecidos. Quando é necessário o alinhamento dos ossos (redução da fratura), o gesso circular ajuda na manutenção do posicionamento dos fragmentos.

O peso médio da tala convencional foi de 152,70 g e da tala piramidal 100,06 g, ou seja, 34,5% menor (p = 0,000005). A força média, em newtons, necessária para a flexão da tala foi de 1,62 N na tala convencional e 2,05 N na tala piramidal, ou seja, 26,7% maior (p = 0,03).

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

O ideal é seguir as orientações do seu médico. De forma geral, as imobilizações devem ser utilizadas 24 horas por dia, sendo retiradas apenas para realizar higiene local. Portanto, normalmente é indicado utilizar a bota para dormir também.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Pode ser o resultado de algum trauma, inflamação, excesso de peso, retenção de líquido ou gravidez, por exemplo. No geral, é um sintoma que logo se dissipa quando o indivíduo elimina a sua causa. Contudo, o inchaço nas mãos também pode ser a consequência de alguma doença grave, como a trombose.

Furosen 40mg, caixa com 20 comprimidos.

Pode ser o resultado de algum trauma, inflamação, excesso de peso, retenção de líquido ou gravidez, por exemplo. No geral, é um sintoma que logo se dissipa quando o indivíduo elimina a sua causa. Contudo, o inchaço nas mãos também pode ser a consequência de alguma doença grave, como a trombose.

O inchaço é causado por excesso de líquidos nos tecidos. Esse líquido é predominantemente composto por água. O inchaço pode se espalhar ou ficar restrito a um membro ou parte de um membro. O inchaço geralmente ocorre nos pés ou parte inferior das pernas.

Chá de cavalinha
Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater o substâncias tóxicas no organismo.

Além disso, é muito importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com muito açúcar, pois podem prejudicar a cicatrização do osso.