É normal a gengiva feder?

Perguntado por: erodrigues6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Você pode até duvidar, mas o cheiro desagradável no fio dental após o uso é mais comum do que se imagina. Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor.

Sim, é normal. Quando passamos o fio dental da forma correta, removemos a placa bacteriana que está aderida nos nossos dentes. E essa placa tem cheiro ruim.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Outro sintoma comum é o mau hálito, desenvolvido pela produção de ácidos e gases pelas bactérias que compõe a placa bacteriana. Portanto — respondendo a dúvida —, gengivite causa mau hálito, sim, e esse pode ser um dos sintomas mais incômodos da doença.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

Como evitar o mau hálito?

  1. Cuide da sua saúde bucal. A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. ...
  2. Use o raspador de língua. ...
  3. Umedeça sempre a boca. ...
  4. Coma de 3 em 3 horas. ...
  5. Vá ao dentista periodicamente. ...
  6. Evite enxaguante bucal em excesso. ...
  7. Tenha uma alimentação adequada. ...
  8. Pare de fumar.

Seis dicas para acabar com o mau hálito

  1. 1- Coma mais vegetais e frutas. ...
  2. 2- Beba bastante água. ...
  3. 3- Não fique em jejum por um longo período de tempo. ...
  4. 4- Consuma certos alimentos com moderação. ...
  5. 5- Mantenha a higiene bucal em dia. ...
  6. 6- Visite o dentista.

Sendo assim, normalmente o gosto de podre na boca é causado pela produção de pus nas glândulas salivares, por exemplo, ou então nos seios paranasais. E quando falamos de problemas que envolvem o nariz e podem causar esse sintoma, se fala na verdade especificamente sobre sinusite.

Alguns alimentos: Restos de comida que ficam na boca após uma refeição podem causar mau hálito, devido à proliferação de bactérias. Alguns alimentos, como alho, cebola e algumas especiarias, afetam ainda mais o seu hálito. Tabagismo: Fumar cigarros e charutos, ou o uso de outros produtos de tabaco deixa um odor forte.

Afinal, o mau hálito passa pelo beijo ou não? Pode se tranquilizar, o mau hálito não é contagioso. O processo e as bactérias responsáveis pelo mau odor já existem na boca da pessoa, o que faz com que a transmissão pelo beijo ou por qualquer outra forma seja impossível.

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória. As células do nosso olfato rapidamente se acostumam a um odor, e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros.

Os "recursos" usados para disfarçar o mau hálito vão desde balinhas muito ardidas, mascar gengibre, cravo-da-índia, bochechar líquidos, beber muita água, café e, até mesmo, judiar muito da língua.

Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Os principais sintomas da gengivite são: gengiva avermelhada, inchada e sensível, sangramento ao escovar os dentes e ao usar o fio dental, mau hálito constante, gosto ruim na boca e retração da gengiva, fazendo com que os dentes pareçam maiores do que realmente são.

Continuar lendo É normal o suor feder?