É normal a gengiva cobrir o cicatrizador?

Perguntado por: elancastre2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quando o cicatrizador fica abaixo ou rente a gengiva, o tecido pode voltar a cobrir a região do implante e ter essa característica de tecido esbranquiçado, uma ferida.

Para que o cirurgião dentista consiga moldar o implante para realizar a prótese, essa fase deve ser realizada. O cicatrizador fica em boca de 10 a 21 dias.

Cicatrizadores são peças metálicas cilíndricas que têm a função de servir como barreira para a gengiva durante o período de cicatrização. Após a cicatrização e a sua retirada, temos acesso à plataforma do implante dentário para a instalação do pilar protético (peça sobre a qual será cimentada ou parafusada a prótese).

Se são implantes, não é normal. Os implantes bem colocados tem por obrigatoriedade estarem totalmente recoberto por osso. Olá, retorne ao seu dentista, pois pode ser que o "pino" seja apenas a "tampa" do implante e nesse caso não tem problema.

Olá! Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.

Essas manchas esbranquiçadas podem ser o tecido de reparação da gengiva que estão cicatrizando. O bochecho a utilizar somente se o seu cirurgião dentista recomendou.

A principal causa para a retração de gengivas ao redor de implantes dentários é a peri-implantite. Causada por bactérias provenientes de placa bacteriana acumulada pela higiene oral deficiente, esta condição infecciosa provoca a reabsorção do ossso em contato com o dispostivo implantado.

Para proteger essa região, é colocado o implante provisório. Terminado esse prazo, o paciente realiza uma radiografia e volta ao consultório para verificar se está tudo correto. Uma vez confirmada a adequação da integração, é o momento então de dar continuidade às próximas fases do implante dentário.

A queda de uma peça do implante é um acontecimento possível, mas em geral não traz qualquer problema para o paciente, nem mesmo para o implante. Algumas pessoas confundem a queda do cicatrizador com a queda do implante, o que são coisas totalmente diferentes.

Não tenha medo de higienizar a ferida. 2. Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Depois do período de espera, um pequeno corte é feito na gengiva e o Implante Dentário recebe o cicatrizador. A tampa do Implante Dentário pode permanecer exposta na boca durante a cicatrização do mesmo. Em seguida, o cicatrizador é retirado sem anestesia e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese.

Essa técnica é feita através da aplicação de uma dobra cirúrgica gengival no momento da reabertura do implante, para colocação de um cicatrizador ou de um componente protético e uma coroa provisória.

Outra razão pela qual isso ocorre é quando o pilar de cicatrização (cicatrizador) não fica totalmente encaixado no implante e por isso pode se soltar. Às vezes o cirurgião não percebe isso durante a cirurgia pois ocorre debaixo da gengiva, porém a visibilidade é limitada e são peças pequenas.

Trata-se de uma peça com altura e forma arredondada que estimula a cicatrização da gengiva em formato de orifício, facilitando dessa forma a instalação do pilar de implante e a coroa definitiva. Além disso, o cicatrizador também tem a função de proteger o implante enquanto ocorre a osseointegração.

Como existem diferentes rochas, usinas, processos de obtenção do titânio, fábricas de im- plantes e formas de distribuição, a falha na osseointegração não deve ser atribuída apenas aos Cirurgiões-Dentistas e pacientes, pois os implantes podem ter sidos previamente corrompidos.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

A placa e o tártaro deixam a gengiva inflamada, por isso na hora do procedimento houve sangramento. Com a limpeza, a inflamação da gengiva melhora e o sangramento desaparece. Geralmente em dois dias. Quanto a sensibilidade, é possível que a inflamação tenha causado uma retração da gengiva e exposição da dentina.

Solução de água morna e sal
A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.