É normal a garganta fazer barulho?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

É considerado normal. Mas quando há algum tipo de obstrução na garganta, o ar produz uma forte vibração, provocando o som. O barulho pode chegar até 80 decibéis, o equivalente a um escapamento de moto.

De maneira simples e direta, a presença de crepitação na ATM, descrita pelos pacientes como barulho de areia, é um forte indício de um processo degenerativo na articulação.

O refluxo, quando passa pela garganta, pode ocasionar dor ao engolir, rouquidão (por comprometer as cordas vocais) e até mesmo sinusite e dor de ouvido.

O acúmulo de muco na garganta, conhecido como pigarro, é um sintoma que traz muito desconforto. Apesar de comum, em alguns casos pode permanecer durante anos. Para tratar a condição é essencial que haja um diagnóstico preciso e análise de um médico especialista.

Sintomas da otite média secretora
As pessoas costumam ter uma sensação de entupimento no ouvido tapado e, ao engolir, podem ouvir um estalido, ou um som crepitante. É comum se desenvolver perda auditiva.

O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente.
...
Os sibilos podem indicar os seguintes sintomas:

  1. Dificuldade respiratória;
  2. Perda da capacidade respiratória;
  3. Inchaço facial ou da língua.

O chiado característico da asma pode ser ouvido tanto no movimento de inspiração quanto de expiração. Quando a crise é grave, o barulho costuma ficar mais agudo, o que é um indicativo útil para saber como proceder. Também é possível que o chiado diminua ou até mesmo desapareça, geralmente nos casos mais extremos.

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".

Os especialistas chamam “zumbido de origem muscular” ao ruído causado por problemas musculares que normalmente envolvem músculos da cabeça e pescoço. Como é que o zumbido muscular é causado? Em caso de tensão muscular, o corpo reage para aliviar a tensão libertando substâncias que estimulam as células auditivas.

O barulho é causado por atrito entre as articulações. Contudo, se a pessoa sente algum tipo de dor junto ao estalo, é aconselhada a realização de um exame radiológico (exames de imagem) na coluna cervical, afirma Orlando Riguesso, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

A inflamação da garganta causada pela DRGE pode deixar a área ressecada e dolorida, afetando a elasticidade e musculatura das cordas vocais, deixando a voz mais rouca e áspera. Além disso, quando o refluxo dá catarro na garganta, pode ocorrer da pessoa engasgar e pigarrear quando fala.

Os sintomas mais comuns dessa doença são dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, vômito, dor abdominal, tosse e perda de apetite. Em alguns casos, os pacientes também percebem que o alimentos ingeridos ficam presos no esôfago, não completando o caminho até o estômago como deveriam.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

Há casos em que o pigarro aparece ou se intensifica em horas de nervosismo ou estresse. Se esse incômodo for frequente e atrapalhar a sua rotina, diminuindo sua segurança ao falar em público, ou até interferindo na sua interação social, então o pigarro crônico é preocupante.

Aumento dos linfonodos
Quando isso acontece, é possível que haja um aumento do tamanho do linfonodo na região do pescoço, formando as famosas “ínguas”. Elas podem se originar, por exemplo, de uma infecção nas amígdalas ou até mesmo no ouvido, portanto, são uma causa benigna da formação de nódulos.

É bem comum surgir após a audição ficar exposta a sons altos por um longo período, como em festas, shows ou mesmo ruas muito movimentadas. Entretanto, também pode ser indicativo de perda auditiva, surgindo como uma forma de compensar a falta de estímulo sonoro.