É normal a fonte do LED esquentar?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Se você tocar numa luminária LED acesa, irá sentir seu calor devido a esse processo de contato direto da transferência de energia entre a fonte e a luminária. Isso acontece em qualquer tipo de lâmpada.

Quanto tempo dura a lâmpada de LED? Normalmente, as lâmpadas de LED podem durar até 2,5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes. Sendo assim, podemos dizer que boas lâmpadas de LED tem durabilidade entre 25 até 50 mil horas, em condições de uso e operação normal.

A ligação das fitas LED deve ser em paralelo, no caso da fita RGB normalmente é necessário utilizar amplificadores RGB para repetir o sinal do controlador para cada rolo de fita adicional. Pela especificação da fita informada você necessita de uma fonte de pelo menos 72W para ligar os 15 metros.

Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.

O que acontece é que o LED elimina o calor através do dissipador de calor presente em todas as lâmpadas ou equipamentos com essa tecnologia. O alumínio, parte integrante do corpo de uma lâmpada LED, é um excelente e eficiente dissipador de calor, motivo pelo qual é o mais utilizado na maioria dos produtos.

A temperatura de cor de LED Branco Quente varia entre 2000K à 4000K, sendo essa a tonalidade mais amarelada do espectro (remetendo muito a tonalidade das antigas lâmpadas incandescentes). Seu tom amarelo transpassa a sensação de relaxamento e é perfeita para locais de descanso, pois torna o ambiente muito aconchegante.

A relação de temperatura de cor da lâmpada funciona do seguinte modo: quanto mais quente for a luz, menor a temperatura da cor. Quanto mais fria, maior a temperatura da cor. Para saber fazer a identificação, basta verificar a embalagem que traz a informação da temperatura de cor que a lâmpada possui.

O problema vem quando esta instalação não é feita corretamente e o interruptor está agindo no neutro. Neste caso, podem aparecer pequenas oscilações de corrente que são suficientes para fazer nossas lâmpadas LED acenderem, mesmo que parcialmente.

As de LED por consumir pouca e não gerar calor, podem ficar ligada durante toda a noite sem oferecer risco de incêndio ou curto-circuito. Onde encontrar luminária de luz noturna? Ela pode ser encontrada facilmente em lojas de material de construção ou iluminação.

Dessa forma, um produto de boa qualidade tem uma vida útil média de 50 mil horas. Ou seja, o equipamento funciona adequadamente por quatro anos se utilizado 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Se o uso for doméstico, com oito horas diárias, pode durar até 17 anos.

- Evite o contato dos dedos ou qualquer ferramenta com os LEDs do módulo. - Utilize luvas e outros componentes ESD. - Tome muito cuidado para que durante o processo não sejam depositados impurezas (poeira, óleos, etc) sobre os LEDs. - Não deixe o módulo cair.

A fita de LED, assim como qualquer produto de iluminação LED, para funcionar corretamente precisa de uma fonte de energia específica, pois trabalham com valores de tensão e corrente diferente dos disponíveis na rede de energia recebida por nossas casas. Esta fonte de energia específica é chamada de driver.

Seu consumo médio é de 5 w por metro, o que gera aproximadamente 220 lm/m. Pode ser cortada no tamanho que você desejar e costuma ter espaços para corte a cada três LEDs.

É importante observar que para instalações que utilizem comprimentos maiores que 5 metros é necessário que a ligação das fita seja em paralelo à fonte, respeitando o comprimento máximo de 5 metros ligados em série para evitar danos à fita led.

Em compensação é a lâmpada a que gasta mais energia, e a que possui menor vida útil, cerca de 800 horas. A lâmpada Incandescente chega a usar apenas 5% da energia para iluminar o ambiente, os outros 95% são usados para aquecer a lâmpada.

LEDs de boa qualidade tem uma vida útil de 50 a 100mil horas (ou seja, 10 anos de uso – se não forem expostos a variações de temperatura e alterações de tensão, por exemplo). Já os LEDs de baixa qualidade, de 20 a 30mil horas. A qualidade do chip da fita LED é o item mais importante a ser observado.

Porque é que uma lâmpada de LED se queima? Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo.

O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.

Diferentemente de uma lâmpada de filamento, o LED não “queima” de uma vez e deixa de emitir luz repentinamente. O que acontece é que ele vai perdendo sua capacidade inicial de iluminação. No entanto, de acordo com a aplicação, uma redução de 70% da intensidade inicial pode ou não indicar necessidade de reposição.