É normal a cicatriz ficar dura por dentro?

Perguntado por: egomes9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Essa é a segunda fase! Nessa fase, existe um grande número de células que migraram para o local da lesão com o único intuito de cicatrizar a ferida, e com a formação do tecido de granulação, ela pode ter um aspecto de cicatriz dura por dentro.

Para cicatrizes mais altas, alargadas e que adquiriram aspecto endurecido, o dermatologista pode indicar os lasers não ablativos e/ou ablativos de CO2 fracionado. Este tratamento para cicatrizes atua remodelando e estimulando a formação de colágeno, reorganizando as fibras da pele e melhorando seu aspecto.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Vale destacar que, o inchaço após a cirurgia é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Queloide ou cicatriz queloidiana é um calombo que aparece devido ao excesso de colágeno (proteína) resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida. O queloide surge, geralmente, depois de machucados, cortes, feridas, queimaduras e cirurgias, como resultado do processo de cura da pele.

O que é fibrose? A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Contudo, quanto maior a lesão, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

Em alguns casos, o inchaço pode durar até 8 dias, reduzindo aos poucos. Caso ainda fique muito aparente ou dure mais tempo, o ideal é procurar ajuda médica para o profissional avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração relevante no corpo.

A boa notícia é que, seja em qualquer fase ou idade, a fibrose tem tratamento efetivo com uma solução que não envolve nenhum tipo de aparelho estético: a terapia manual, que atualmente é considerada o Padrão Ouro para tratamento de fibroses.

Normalmente, as fibroses diminuem de forma natural com o passar do tempo, após 60 ou 90 dias.

Contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos naturalmente pelo corpo em alguns dias.

As cicatrizes patológicas podem causar dor importante e/ou coceira tão intensa a ponto de interferir no convívio social da pessoa. Portanto, o tratamento desse tipo de cicatriz não é um procedimento apenas estético.

Após a realização de uma cirurgia, o local operado costuma sofrer um inchaço, o que é completamente normal. Conforme explica o ortopedista Guilherme Maretti, o edema pós-operatório acontece porque cirurgia causa um trauma nos tecidos em que ela foi realizada.

Isso acontece devido a cicatriz gerada após uma incisão que em algum ponto não cicatrizou adequadamente. Assim, nota-se o surgimento de um nódulo na incisão ou próximo a ela. Em geral, a causa do problema está associada à prática prematura de exercícios ou outros tipos de esforço físico após a cirurgia.

Cuidados como evitar esforço físico, não carregar peso, restringir movimentações especificas para cada tipo de cirurgia, manipular corretamente dos curativos, não faltar aos retornos são fundamentais para uma boa evolução da cirurgia. Quanto mais você obedecer à ordem médica, menores são as chances de ter queloide.

As células de colágeno mais fibrosas se unem às camadas mais profundas da pele, tornando a cicatriz mais rígida que o necessário. Essa nova pele fica colada na parte interna e gera o desnível da cicatriz em relação ao restante da área onde ela se encontra.