É normal a cicatriz da cesariana arder?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados. Em alguns casos, os pontos da cicatriz podem inflamar, sendo a vermelhidão no local e ardor os principais sinais de algum tipo de inflamação.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

Cicatriz Ardendo
No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Ela pode ter ainda uma infecção da ferida cirúrgica ou um hematoma, que é a retenção de fluído. Uma situação que, embora não seja frequente, mas também existe, é a chamada endometriose de parede: uma doença relacionada à cesárea que costuma doer no período menstrual.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Geralmente, esse período de resguardo sexual dura 30 dias, mas pode ser maior caso a cicatrização da incisão da cesárea ou da episiotomia (nos partos normais) ainda não tenham sido concluídas totalmente.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam.

Diversos motivos podem levar à abertura dos pontos, mas a principal causa é o aumento da pressão sobre o local da cirurgia. Esforço físico em excesso ou até mesmo quadros de tosse ou espirros frequentes podem levar à essa situação.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Arder significa uma substancia que tem uma sensaçao tipo queimadura e doer é que pode doer varios ferimentos como machucado etc ...

A cicatriz de cesárea pode ficar de 3 formas: A atrófica que é a esperada, onde o corte fica fino e bem cicatrizado quase que imperceptível, a hipertrófica onde a cicatriz fica fibrosa e alta, mas apresenta diferença somente no local e a famosa queloide onde a cicatriz fica totalmente alta, evidente e atinge ao redor ...

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.