É normal a cerca elétrica fica estalando?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

os estalos indicam fuga de corrente: em vez de estar sendo isolada pelas hastes, a corrente elétrica está “escapando” por outros lugares da cerca, como desgastes nas hastes ou no fio.

E se cortarem a cerca elétrica, o que acontece? No caso de tentativas de invasões, se o meliante cortar um dos fios da cerca, o sistema dispara um alarme, mas ainda se mantém funcionando. Contudo, será necessário recorrer posteriormente à manutenção corretiva na instalação de cerca elétrica.

Isso porque elas têm um dispositivo com poder suficiente apenas para produzir um choque, tornando incômodo o contato e impedindo que pessoas se apóiem no muro em que está instalada. Os pets costumam aprender rápido onde está o limite da propriedade e ficam condicionados a não avançar.

Como a água é uma excelente condutora de eletricidade, caso haja algum contato entre a cerca e a vegetação molhada, por exemplo, a corrente elétrica que passa pelos fios irá se dissipar e, consequentemente, não voltará à central de choque, ocasionando um disparo falso.

A central pode ser ligada pela chave do painel ou por transmissor acoplado. Quando acionar a chave ou a entrada A/D para ligar, o eletrificador emite um bip na sirene (relé), quando desliga emite dois bips na sirene (relé).

É fundamental destacar que para garantir a segurança e o perfeito funcionamento deste sistema é necessário a instalação de hastes de aterramento, sendo este item indispensável para a instalação. O aterramento é importante para garantir a sensação do choque para quem vier a tocar nos fios da cerca elétrica.

Disparos falsos na cerca elétrica podem ter várias origens e as principais delas são: bateria baixa e não recarrega, isoladores trincados e penetrando aguá, filamentos encostando em vegetações ou arvores, aterramento ineficaz, fuga de tensão por curto circuito, fios de aço sem resistividade, fio partido ou rompido, ...

A ECL 5002 da Intelbras é a mais potente entre as três opções de cerca elétrica desse comparativo. Podendo emitir até 20.000V, ela também possui a melhor metragem, controlando até 5.000m de fio linear.

A cerca elétrica é atrativa porque possui baixo consumo de energia e maior resistência ao tempo, sendo confiável e proporcionando um bom custo-benefício para os produtores rurais. Há dois tipos de cercas eletrificadas no mercado: a monitorada e a não-monitorada.

Essas barreiras de proteção elétricas afastam ladrões e qualquer pessoa ou coisa indesejada. O choque ocasionado por elas (de 8.000 a 21.000 volts) não mata, mas causa um grande desconforto inibindo entradas irregulares.

O sistema não desliga quando a energia comum da tomada está ausente. Quando se instala um sistema de cerca elétrica, entre seus componentes está uma bateria, que funciona como um nobreak. Deste modo, um sistema bem instalado sustenta o funcionamento normal da cerca pelo período aproximado de 12 horas.

A cerca elétrica ou concertina são equipamentos que apresentam eficácia em sua operação, mas a cerca elétrica é própria para ser instalada em residências e a cerca elétrica concertina é melhor em locais rurais que tem muros mais altos e com menor vulnerabilidade.

O fio terra é o chamado arame neutro, que minimiza o problema de ficar sem choque na cerca. Ele faz com que passe uma corrente de polo positivo e negativo, o que aumenta a qualidade do sistema.

Se o gato é feito antes de passar pelo relógio medidor, a ação se enquadra no crime de furto; Se o gato foi feito para alterar as características do medidor para que assim pudesse pagar menos na conta de luz, a ação se enquadra no crime de estelionato.

O que pode acontecer com quem comete estes crimes (fraude ou furto)? Ambos são crimes previstos no Código Penal: a fraude no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão.

Choque da cerca elétrica não mata!
Ao contrário do que muitos pensam, o choque da cerca elétrica não é fatal. Ele é pulsativo e aplicado a cada 1,2 segundos, sendo suficiente apenas para adormecer a parte do corpo que encostar nos fios.

A tecla “C" (“choque") é utilizada para ligar/desligar a eletrificação e monitoramento da cerca elétrica.

Para saber se o alarme foi ligado ou desligado a central emite um bip na sirene, ou pode ser ligado um led no lado externo do recinto. LED BATERIA: Quando aceso indica que o aparelho está funcionando pela bateria. aparelho está funcionando pela rede elétrica.

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.

Lei que regulamenta o uso da cerca elétrica
Voltagem máxima de até 10 mil volts e distribuídos em 2,5 mil volts em cada fio; Seja de energia eletrostática; Tenha corrente elétrica com amperagem próxima a zero.

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.