É normal a calopsita fica tremendo?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ver a sua calopsita tremendo é um forte sinal de alerta de que algo não está bem em sua saúde. Esse sintoma normalmente está associado a falta de nutrientes e hipoglicemia.

Tremores
Quando uma ave está com uma temperatura corporal muito baixa, ela treme e produz um pouco de calor interno (termogênese). A menos que esteja extremamente frio no ambiente, o tremor de um pássaro é sempre um mau sinal. A ausência de calor interno indica que vários sistemas da ave estão falhando.

É possível identificar se a calopsita está com frio observando se suas penas estão eriçadas e se elas ficarem por muito tempo na posição de dormir.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.

Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz. Se notar que sua ave está mais afastada em um canto da gaiola do que de costume ou no fundo da gaiola, por exemplo, pode ser que ela não esteja muito bem.

Quando a ave está precisando de companhia, costuma dar alguns sinais: passa a ficar inquieta, andando de um lado para o outro e vocalizando de uma forma diferente, chamando por outras aves.

O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.

Carinho na cabeça
A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

Alguns fatores ambientais também podem levar estressar os animais a ponto de levá-los a morte, como presença de outros animais (gatos, cachorro, outras aves, rato, etc), algum barulho muito alto ou diferente, sombras, entre outros.

Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio. Por isso, quem está procurando como cuidar de calopsita no inverno, fica a dica! Cobrir a gaiola é uma boa ideia.

Proteção. Também é muito importante proteger o local onde a ave fica, mantendo seu recinto em locais sem corrente de ar ou friagem e, se possível, dentro de casa. Uma dica é utilizar capas ou toalhas para cobrir a gaiola, mas sempre deixando um espaço para entrar claridade.

Parece fofo ter uma roupa de frio para calopsita, não é? Mas não é uma prática aconselhada nem no frio, nem no calor. Por não ser algo natural para aves, é possível que forçar esse hábito provoque ansiedade no animal, que poderá ficar o dia todo bicando e tentando tirar o tecido do corpo.

Dor aguda: como o comportamento de fuga ou defesa, o aumento da pressão arterial, as pulsações, as vocalizações – o que interpretamos como gritos –, a respiração rápida, etc. Dor crônica: perda de apetite, letargia, posturas atípicas e, acima de tudo, ausência de limpeza da plumagem.

Mudança de comportamento
Assim, se você perceber que sua amiga está um pouco desanimada, talvez haja algo de errado. Uma calopsita doente dificilmente terá ânimo e energia para fazer suas palhaçadas diárias. Geralmente, pássaros com enfermidades preferem passar o dia na gaiola, sem interagir muito com seus tutores.

Entre os brinquedos que calopsitas amam, estão:

  • Miçangas;
  • Balanços;
  • Poleiros;
  • Compensadores;
  • Espelho;
  • Parquinho ou playground de calopsita.

Além de ter a chance de ouvir o canto da calopsita, essas aves são ótimas em reproduzir as músicas que escutam em formato de assobios.

De acordo com os especialistas da Petz, para a calopsita dormir bem, é fundamental oferecer um lugar tranquilo para ela descansar, de preferência ao abrigo da luz. Sabendo que a calopsita dorme de dia, é indicado deixar a gaiola em um local sem luz intensa e grandes movimentações/barulhos.