É normal a cadela ter corrimento amarelo?

Perguntado por: dgomes8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Nesses casos, é comum que a coloração do corrimento varie entre amarelo e esverdeado, sendo infecções que podem acometer cadelas em diversas fases da vida. Além dessas condições, algumas neoplasias ou parto recente também podem causar sinais de vulvovaginite canina.

O corrimento em cadelas filhotes precisa de atenção especial
O líquido costuma ser purulento e pode ter outras variações de cores além do amarelo, como branco e verde. Também há casos de corrimento em cadelas filhotes que são derivadas de infecção urinária, infecção viral (como herpesvírus) ou piometra canina.

O corrimento amarelo, ou amarelo esverdeado, com cheiro desagradável e forte, associado a dor e sensação de queimação durante a relação sexual ou ao urinar, pode ser causado pelo Trichomonas vaginalis (tricomoníase). Essa é uma doença sexualmente transmissível.

4) Infecção no útero de cadela: sintomas da piometra

  1. falta de apetite.
  2. fraqueza.
  3. febre.
  4. dor.
  5. aumento de volume abdominal.
  6. secreção vaginal.
  7. sangramento.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Quando a secreção apresentar:

  1. Coloração diferente da esbranquiçada ou transparente, como amarela, verde, cinza ou com sangue;
  2. Odor forte ou mau cheiro;
  3. Consistência mais densa;
  4. Quantidade mais abundante que a habitual;
  5. Grumos, como leite coalhado;
  6. Pus;
  7. Coceira, ardência ou dor.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

A vulva, região da vagina, fica inchada e algumas cadelas podem apresentar sangramentos e secreção de um líquido transparente. O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes.

Piometra aberta
Nesse caso, dentre os sinais clínicos mais claros podemos notar corrimento vaginal com odor forte e o conteúdo pode ser de aspecto sanguinolento a purulento, sendo geralmente observado pela primeira vez entre quatro a oito semanas após o estro (OLIVEIRA et al, 2021).

Sintomas de Piometra

  1. falta de apetite;
  2. fraqueza;
  3. dor e aumento de volume abdominal;
  4. presença de secreção vaginal (no caso da piometra aberta);
  5. febre;
  6. aumento no consumo de água,
  7. excesso de xixi.

Quando o corrimento apresenta sinais diferentes e provoca dor, coceira, desconforto e ardência, isso pode indicar uma série de doenças. As mais comuns são vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e tricomoníase.

O corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção ou IST, ou, em casos raros, câncer do colo do útero. Para manter a vagina saudável, evite lavá-la internamente e use proteção durante atividades sexuais.

O corrimento vaginal é caracterizado por uma mudança na secreção vaginal normal, seja em volume, cor, textura ou odor. Normalmente vem acompanhado de vermelhidão, ardência, coceira e dor durante as relações sexuais, sintomas que incomodam muito e levam as pacientes aos consultórios.

De acordo com a Dra. Jullia Ferreira Cabidelli Galletti, médica-veterinária da Petz, nem todo corrimento em cachorro indica problemas de saúde. Dependendo da quantidade, da coloração e da frequência com que ocorre a secreção, ela é esperada em cães que já atingiram a maturidade sexual e não são castrados.

Normalmente a fonte de contaminação bacteriana é a flora vaginal, por consequência, o útero. Com a ação da progesterona há uma inibição da resposta leucocitária normal à infecção, sendo que o principal agente causador da piometra é a Escherichia coli.

Quais são as principais causas do corrimento? Fungos, bactérias e protozoários podem causar complicações como vaginites, vaginoses, candidíase e algumas doenças sexualmente transmissíveis. E essas são situações capazes de resultar em corrimento vaginal.

1. Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.

Coloração Amarelada ou Esverdeada
A tricomoníase, causada pelo protozoário Trichomonasvaginalis, promove uma secreção amarelada ou esverdeada abundante (às vezes bolhosa e com odor), dor pélvica e durante a relação sexual, ardência ou dificuldade para urinar.

Odor forte ou cor alterada é sinal de secreção perigosa
O corrimento vaginal não fisiológico, conhecido como leucorreia, é justamente o contrário: ele tem coloração amarelo-esverdeada ou cinza, mau cheiro, traz coceira ou vermelhidão na vulva e dor durante o ato sexual, e até dor pélvica ou abdominal.

Cefalexina

O tipo de tratamento medicamentoso mais utilizado é Cefalexina, Ceftriaxona e Ceftiofur, embora a Cefalexina seja resistente para os microrganismos, em alguns casos.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!