É normal a cadela querer cruzar mesmo castrada?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Cachorro castrado sente vontade de cruzar? A princípio, segundo João Andrade, um cachorro castrado ainda pode sentir vontade de cruzar. Isso porque a cirurgia não elimina todos os hormônios sexuais dos cães. “Após a castração, o organismo não cessa a produção hormonal, ele apenas se torna baixa.

Alguns cães podem continuar a montar mesmo após a castração, isso porque muitas vezes ele associa que quando faz isso na perna do tutor ele consegue a atenção que gostaria, mesmo que seja para receber uma bronca.

Quando o peludo é submetido à orquiectomia, seus testículos e anexos são retirados, como o epidídimo, principal órgão produtor de hormônios sexuais e dos espermatozoides. Portanto, uma vez que os espermatozoides não são mais produzidos, a resposta para a dúvida “cachorro castrado pode engravidar cadela?” é não.

Essa condição pode ocorrer devido a alterações hormonais na cachorrinha que “enganam” o organismo, fazendo-o agir como se ela estivesse realmente prenha. A gravidez psicológica em cadelas desencadeia várias mudanças que impactam a saúde mental e física do animal.

Vulvovaginite em cadelas: sintomas

  • lambeduras em excesso na região da vulva;
  • partes íntimas úmidas ou com pelos unidos;
  • prurido;
  • eritema;
  • edema vulvar;
  • ferimentos e vermelhidão.

Como saber se um cachorro está castrado? Na maioria dos casos, é fácil saber se um cão já foi castrado: basta verificar os testículos, que são fáceis de detectar. Cães com testículos retidos ou com apenas um testículo podem representar um desafio.

Determine se a cadela é castrada.
As cadelas não castradas passam pelo cio duas vezes por ano; por isso, se o seu pet não passou pelo período nos últimos nove meses, é bem provável que ele tenha feito o procedimento.

As cadelas castradas não devem entrar no cio, portanto, elas não menstruam. O cio na realidade são os dias em que a cadela entra no seu ciclo sexual de reprodução. Neste período é comum que as fêmeas apresentem uma mudança comportamental.

Afinal, a castração ajuda a deixar o cachorro mais calmo? Em alguns casos, sim: cachorro castrado fica mais calmo! Conforme explica a Dra. Ana Paula, “a castração modifica a produção de alguns hormônios que interferem no comportamento do cão, como a testosterona”.

Patas de cachorro em outros animais/montas.
Duas patas do cachorro em outro animal da casa, geralmente acompanhado de monta, nem sempre quer dizer brincadeira ou mesmo cio, como muita gente pensa. Isso é tentativa de dominância de um sobre o outro.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Não é uma regra que cães castrados engordam. Porém, as alterações na produção de hormônios acabam afetando o comportamento e o apetite do seu amigão, o que pode gerar o ganho de peso. Sempre que um cão é castrado, o ideal é controlar as porções de comida e dobrar a quantidade de atividade física.

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

2 semanas

A gravidez psicológica nas cadelas, ocorre quando há uma desordem hormonal que causa mudanças físicas e comportamentais. Apesar de durar "apenas" cerca de 2 semanas, a pseudociese (nome técnico para os sinais de gravidez psicológica) é bastante desagradável para as cadelas.

O tratamento será com uma equipe multidisciplinar, em que a mulher terá o acompanhamento de um ginecologista, psiquiatra e psicólogo. “Além de cuidar da parte física, regulando os sintomas, o psiquiatra deve investigar as causas do problema. E a psicoterapia ajuda a lidar com as questões emocionais.

O período de duração da gravidez psicológica varia de acordo com cada paciente, mas pode chegar a durar semanas e meses, ultrapassando até mesmo os nove meses de duração de uma gestação tradicional.