É normal a box braids coçar?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A menor tração dos fios de cabelo pode ser entendida pelo organismo como agressão. Para se proteger ele libera mediadores químicos que iniciam um pequeno processo inflamatório ( um dos principais mecanismos de defesa do corpo humano). É esse processo que causa a coceira.

Muitas pessoas acreditam que fazer tranças mais apertadas faz com que elas durem mais. Isso não é verdade. E as tranças apertadas no estilo nagô podem ocasionar irritação no couro cabeludo, trazendo a coceira. Para prevenir a coceira em tranças nagôs, mergulhe as tranças em solução de vinagre de maçã antes de utilizar.

A higienização do couro cabeludo deve ser realizada 1 vez na semana ou 2 vezes se você tiver a raiz muito oleosa. Já as tranças podem ser lavadas 1 vez ao mês ou, para as mais ansiosas, de 20 em 20 dias.

"Para fazer a manutenção é necessário desmanchar uma por uma e refazer. Depois de um mês elas podem ser apertadas, mas deve ser refeitas em até três meses". Ela também sugere passar uma pomada finalizadora da mesma cor do cabelo na área crescida, prender as tranças e usar uma touca de cetim.

1- Lavar o cabelo regularmente. 2- Usar um shampoo sem parabenos e outras substâncias irritantes. 3- Aplicar o condicionador no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo, para evitar o desenvolvimento da caspa ou irritações no couro cabeludo.

As tranças nagô duram, em média, 3 meses. As tranças feitas em casa costumam durar menos por serem feitas com cabelo natural, já as tranças nagô com material sintético tem maior durabilidade.

Enrole um lenço ao redor da cabeça antes de dormir. Use um pedaço grande de tecido com 100x100 cm para cobrir completamente as tranças e prevenir a criação de frizz no cabelo durante a noite. Você também pode usar um lenço do tipo "meia", que fica por cima das tranças como uma meia ou fronha.

Segundo a médica, a coceira no couro cabeludo, que afeta entre 13% a 45% das pessoas, pode ser dividida em: dermatológica (urticária, dermatite, piolhos, sarna, neoplasias); sistêmica (falência renal crônica, diabetes melitus); psicogênica (ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtornos obsessivos compulsivos); e de ...

Lavagem e hidratação
Mesmo depois das tranças se tornarem populares, muitas pessoas ainda fazem as mesmas perguntas: “Você vai ficar tanto tempo sem lavar o cabelo?” e “Pode passar creme?”. A verdade é que, sim, elas podem e devem ser lavadas normalmente.

Dica: durante o uso das box braids, os cabelos naturais podem “escapar” de dentro da fibra sintética. Aplique a pomada nestes fios para dar um acabamento mais profissional e deixar as tranças com a aparência de recém-feitas, aumentando assim a sua durabilidade.

Depois de passar um tempo com as tranças no cabelo, é comum que ele fique ressecado, já que não recebe nenhum tipo de tratamento além do shampoo. O couro cabeludo também requer cuidados no primeiro momento, porque é uma área bastante vascularizada e precisa de produtos que proporcionem oxigenação.

Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça. O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

Procure sempre tirar o excesso de água assim que terminar o banho. Por isso, evite lavar à noite e, para tirar o excesso de água, utilize uma toalha de algodão. Esse material evita frizz e mantém os fios intactos. E importante: não esfregue a toalha nas tranças.

Se bem cuidadas, o tempo médio de duração das box braids é de até três meses. Após esse período, o cabelo da raiz já cresceu bastante e começa a ficar difícil manter o formato das tranças.

Com o passar do tempo, as box braids vão desgastando, logo a aparência delas não será mais a mesma, deixando claro que é preciso uma manutenção. Os fios ficam com mais frizz, e é possível perceber pela raiz o quanto o cabelo já cresceu, por isso, o ideal é ficar com as tranças de dois a três meses.

É importante evitar cremes e condicionadores, pois eles deixam resíduos nas tranças. Além de penteado para o dia a dia, a nagô pode ser utilizada durante o processo de transição – momento cheio de complexidades, que envolve lidar com duas texturas diferentes.