É normal a bochecha inchar depois de tirar o siso?

Perguntado por: umello . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Extrair um siso requer um procedimento cirúrgico sério. Devido ao dano nas gengivas e nos ossos da boca, é normal que, após algumas horas, ocorra um inchaço nas bochechas. Os dentes do siso geralmente aparecem entre as idades de 16 e 29.

2 a 3 dias: diminuição do inchaço da boca e bochechas; 7 dias: remoção dos pontos realizados pelo dentista; 7 a 10 dias: diminuição da rigidez e a dor na mandíbula; 2 semanas: recuperação e cicatrização por completo.

Coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço. Procure imediatamente um dentista.

É normal que o inchaço ocorra em torno da boca e das bochechas, até mesmo sob os olhos, e em volta das maçãs do rosto. Geralmente, aparece entre 5 e 12 horas após a cirurgia e pode durar até 3 ou 4 dias. Então seja paciente! O inchaço pode ser tratado para minimizar a dor e o desconforto.

Inchaço. O edema ou inchaço pode ocorrer em maior ou menor grau dependendo da pessoa. É comum, no entanto, que a extração dos sisos inferiores cause mais inchaço do que a dos superiores — quanto mais difícil a cirurgia, mais comum torna-se esse sintoma.

No entanto, aqueles que possuem uma boa saúde geral e passam pelo procedimento podem ter como maior complicador o posicionamento do siso no hemiarco (quadrante dentário). “Ele pode não ter espaço suficiente para erupcionar e causar problemas ao dente vizinho”, explica o profissional.

O tempo de repouso depois da cirurgia de siso é bem rápido!
“Na maioria dos casos, de um a dois dias de repouso são o suficiente”, indica a especialista. Além disso, também se recomenda evitar a exposição ao sol e atividades físicas por, no mínimo, 5 dias.

Dificuldade para abrir a boca
Se o paciente apresentar sintomas graves, como dor intensa, febre ou pus na área afetada, deve procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de infecção grave.

Se um ou dois dentes do siso foram removidos do mesmo lado da boca, pode ser possível mastigar no lado oposto da boca após 24 horas.

de 3 a 4 meses. Pode ser que em alguns caso esse.

Escovar com cuidado
Por segurança, não escove ou enxágue a boca nas primeiras 24 horas após o procedimento de extração do dente. A partir daí, escove com cuidado e não deixe a escova chegar perto do local da extração. Além disso, não encha a boca com água, enxaguatório bucal ou qualquer fluido de higiene oral.

Alguns hábitos ajudam a desinchar o rosto como: lavar o rosto com água gelada toda manhã, praticar exercícios físicos regularmente, beber bastante água, não consumir exageradamente alimentos enriquecidos com sódio, evitar bebidas com alto teor alcoólico e manter uma alimentação saudável.

Ela é caracterizada como uma inflamação nos tecidos responsáveis pelo sustento do dente. Assim, a região fica inchada por conta da reação inflamatória que ocorre no local, podendo gerar também uma maior sensibilidade nos dentes e podendo levar até mesmo à sua perda, se não tratado corretamente.

Nesse sentido, quando a boca está inflamada, o ph tende a ficar mais baixo (ácido) e ao interagir com o anestésico ioniza suas moléculas, impedindo-o de ser absorvido com eficácia.

O repouso é a recomendação principal após a extração de siso. Assim, evitam-se dores, desconfortos e sangramentos. Nas primeiras 24 horas, o ideal é realizar o mínimo de esforço e repousar com a cabeça um pouco inclinada, sempre mais alta do que o restante do corpo.

Embora, este coágulo ajude na cicatrização é necessário manter os cuidados por dois ou três dias, consoante as indicações do seu médico dentista.

Doação dos dentes
A outra forma é a doação externa, em que cirurgiões-dentistas ou qualquer indivíduo doa os elementos dentais extraídos em estabelecimentos públicos ou privados. O doador assina um termo de doação se responsabilizando pela procedência dos elementos dentais.

No entanto, os médicos recomendam a suspensão da atividade sexual por pelo menos 15 dias.

Se os dentes ainda estão inclusos, é provável que seja mais complicado, então é melhor retirar 2 de cada vez.

O dente do siso é um terceiro molar e, como dente molar que é, tem entre duas a três raízes, dependendo da posição que ocupa na boca. Se for um dente do siso superior (molar superior), temos um dente com três raízes, enquanto que um dente do siso inferior (molar inferior), temos um dente com duas raízes.

“Se tirar um siso superior tem que tirar o inferior”
Essa região onde se encontra o dente siso é um local de difícil higienização, sendo assim é possível que ele apresente cáries com maior frequência se não for extraído.