É normal a barriga repuxar Depois da abdominoplastia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Sim, é normal ficar com a sensação de estômago alto depois da abdominoplastia. Isso acontece devido ao inchaço, retenção de líquido ou seroma. Mas existem três ocasiões muito raras que dão a sensação de estômago alto, que não estão relacionadas com retenção de líquidos.

A cirurgia não costuma evoluir com muita dor. A intensidade da dor vai depender do limiar de cada paciente, conforme a sua sensibilidade previa para a dor. Isto quer dizer que não é porque sua amiga teve muita dor que você também terá.

Depois de fazer uma abdominoplastia, a barriga fica exatamente como muitas pessoas sonham: lisa, seca e com zero flacidez.

Respiração e até bexiga podem ser afetados
Em relação à respiração, a pessoa que anda com o abdômen contraída passa a ter mais dificuldade de expandir corretamente os pulmões e isso pode reduzir os níveis de oxigênio no sangue.

Em alguns casos, a fibrose pode se apresentar com tamanhos maiores e em maior quantidade, resultando em irregularidades na pele da região operada, que poderá apresentar nódulos, endurecimento e desconforto ou dor.

A cicatrização após cirurgias funciona da mesma forma, mesmo que o rompimento da pele seja proposital e premeditado. Uma cicatriz de boa qualidade é plana, fina e com coloração semelhante ao restante da pele. Dessa forma, acaba passando despercebida (ou quase).

Ela é uma cicatrização interna de um tecido formado por colágeno, que está presente em cada local que a cânula da lipo passou, entre a pele e o músculo. A fibrose deixa a pele com uma aparência irregular e endurecida. São mais comuns em lipoaspiração, colocação de prótese de silicone e abdominoplastia.

Algumas pessoas após essas cirurgias reclamam que o estomago continua alto. O estômago alto pode ocorrer por diversas causas e essa sensação pode ser devido a inchaço pós-cirúrgico, e o corpo precisa de alguns meses para se recuperar de um procedimento cirúrgico.

Quais os sintomas da abertura de pontos?

  1. Inchaço no local;
  2. Dor intensa;
  3. Sensação de calor na região da ferida; sangramento;
  4. Sensação de calor na região da ferida; e/ou;
  5. Febre.

Essa posição também deve ser mantida por 15 dias, ou até que você não sinta mais dores. Você deve dormir de barriga para cima, nunca de lado ou de bruços.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização.

Os resultados variam de acordo com cada caso e estão atrelados aos cuidados pós-operatórios recomendados pelo médico-cirurgião, fundamentais para uma boa cicatrização da região operada. A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados.

andar curvando as costas e apoiando as mãos na barriga — isso proporciona mais conforto e alivia a dor. Essa postura deve ser mantida nos primeiros 15 dias ou até que não haja mais dor; sentar-se em cadeira com encosto, apoiando os pés no chão; não retirar a cinta modeladora nos primeiros 8 dias, nem para dormir.

Com o envelhecimento, gestações, alternâncias de ganho de peso e emagrecimento, ocorre um abaulamento flácido do abdomen, formado por sobra de gordura e principalmente de pele, podendo chegar a formar um “avental” de pele na parte baixa da barriga.

Os espasmos na barriga são a sensação de que o estômago está apertado ou apertando. Esta sensação geralmente é desconfortável ou dolorosa, podendo durar de alguns segundos a várias horas, dependendo de cada caso.

De onde surgem os espasmos na barriga? Diversos motivos levam a contrações na região abdominal. Inflamações gastrointestinais fazem parte dessa lista, e aliadas à bactéria Helicobacter pylori podem acarretar em dores abdominais, diarréia, náuseas e vômitos, sintomas recorrentes da contração.

É normal sentir a barriga pulsando, principalmente quando se está deitada. No entanto, apesar de ser apenas os batimentos cardíacos que são sentidos através da artéria aorta, pode indicar também um aneurisma nessa mesma artéria.

Alimente-se de forma adequada. A alimentação é outro método de prevenção contra a fibrose. Alimentos ricos em ômega 3 e proteína, por exemplo, auxiliam no processo de cicatrização. Evite comer alimentos muito salgados e industrializados nos primeiros dias após a cirurgia.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
A fibrose cística pode ser identificada através do Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos. O teste deve ser realizado em amostras colhidas em até 30 dias de vida do recém-nascido. O exame confirmatório dos casos suspeitos é a dosagem de cloretos no suor “Teste de Suor”.