É nóis ou nós?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

nozes | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Significado de boa pa nois: Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Nos e nós são pronomes pessoais, ambos indicativos da 1. ª pessoa do plural. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.

As duas opções estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas abrangidas pelo pronome nós: Você vem à praia com nós duas?

1 sinônimo da palavra nós: Em linguagem informal: 1 a gente.

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase.

Assim, nós e a gente podem ser utilizados como sinônimos, tendo apenas atenção para a distinta conjugação do verbo. O correto é conjugar o verbo na primeira pessoa do plural com o pronome nós e na terceira pessoa do singular com a expressão a gente. Com nós, o verbo fica conjugado na 1.

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

Camarões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Geleias é o plural de geleia.

Além da palavra caju, seu plural e derivados também não são acentuados: cajus, cajuzeiro, cajuzinho, cajueiro, acaju. Os cajus estavam uma delícia.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC).

O grupo usava o símbolo chinês do equilíbrio yin-yang em preto e branco, considerando que era "uma maneira de equilibrar o bem e o mal com sabedoria".