É necessário usar condicionador após a hidratação?

Perguntado por: omeireles . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Preciso usar condicionador após a máscara hidratante para selar as cutículas do fio. Mito. A maioria das máscaras hidratantes possuem um pH mais baixo, o que faz com que as cutículas do fio fechem naturalmente após a finalização da hidratação de cabelo. O uso do condicionador após a máscara pode deixar o cabelo pesado.

O produto abre as cutículas dos fios e, por isso, o uso do condicionador é tão necessário. Depois de uma limpeza profunda, o condicionador tem a função de fechar as cutículas do fio que foram abertas anteriormente pelo shampoo, proporcionando nutrição e resgatando a maciez e aquele brilho que a gente tanto ama!

Não, não é necessário, pois a máscara condicionante cumpre a função do condicionador e faz ainda mais! Por seus ativos concentrados, ela permanece mais tempo nos fios e nutre da raiz às pontas. O que você pode fazer é aplicar um creme de pentear apenas para finalizar o cuidado.

Tanto a máscara condicionante como a máscara hidratante podem substituir o uso do condicionador. No entanto, vale ter cuidado, principalmente com a máscara de hidratação.

Você sabe qual a ordem correta do uso dos produtos de cabelo?

  • 1 – Shampoo.
  • 2 – Máscara Capilar.
  • 3 – Condicionador.
  • 4 – Leave-in.
  • 5 – Óleo finalizador.
  • Você já conhecia a ordem correta dos uso dos produtos? Aproveite e compartilhe nosso blog para quem ama cuidar dos cabelos.

Em geral, o cronograma capilar é dividido em três etapas principais, que se alternam ao longo de um período determinado: hidratação, nutrição e reconstrução.

Quem aposta em deixar o creme de tratamento no cabelo durante muito mais tempo que o pedido na embalagem pode pensar que, dessa forma, a hidratação será mais profunda e intensa. No entanto, isso não passa de um mito: depois do período sugerido no produto, ele deixa de fazer efeito.

“Você usa a máscara após o shampoo, no comprimento e pontas. Deixe agir por cinco minutos e enxágue. Para uma melhor finalização, o ideal é aplicar o condicionador depois e enxaguar”, conta. Essa ordem de máscara e condicionador ajuda a selar a cutícula e deixar os cabelos com um acabamento melhor.

Quando você deixa resíduos de condicionador, fica com os fios pesados e muito oleosos. Além disso, estes cosméticos foram feitos para ficar apenas por um tempo limitado no seu cabelo. Quando esse limite não é respeitado, você pode danificar os fios e irritar o couro cabeludo.

Sedosidade e embaraço. Para limpar o couro cabeludo e os fios, o shampoo abre as cutículas capilares, deixando os cabelos ásperos e difíceis de pentear. O condicionador tem como função a selagem das cutículas, além da emoliência que facilita o desembaraçar. Ao usar o condicionador, você evita a quebra e a queda capilar ...

"É válido substituir o condicionador pela máscara de tratamento durante algum tempo, principalmente para as mulheres que estão com cabelos porosos e ressecados devido ao uso constante de química.

“Faça uma vez por semana, mas se o cabelo for natural, mais fino e oleoso, recomendo fazer a cada 15 ou 20 dias, para não pesar os fios”, afirma a expert. A hair stylist orienta deixar os produtos agirem por cerca de 15 minutos e, na sequência, lavar os fios normalmente, com shampoo e condicionador.

Só é preciso ter o cuidado de dosar esse uso conjunto e lembrar sempre que a máscara não deve ser aplicada diariamente. Uma das formas de utilizar esses dois produtos de forma complementar é assim: após usar a máscara, espere um tempo – uns 3 minutinhos – pra ela agir e depois enxague.

Aplique o condicionador nos fios da altura da orelha para baixo. 2- Massageie bem o produto no comprimento do cabelo e deixe agir por alguns minutos – embalagens costumam ter um tempo específico que se deve ser respeitado. 3- Passado o tempo enxágue o cabelo até todo condicionador ser removido completamente e pronto.

O uso do condicionador após a máscara não é obrigatório, depende apenas de gosto pessoal e do estado do seu cabelo. Por si só as máscaras “hidratam”, repõem nutrientes e selam as cutículas.

Usar produtos de linhas diferentes pode trazer resultados menos satisfatórios. Também é importante usar os produtos na ordem correta: primeiro shampoo, depois máscara e por último, quando necessário, o condicionador. Confira nossa matéria especial sobre a ordem certa dos produtos.

Hoje, os mais eficientes e acessíveis são a hidratação - que já é antiga queridinha das mulheres -, a nutrição, que repõe nutrientes ao fio inteiro, a reconstrução, que é ideal para cabelos elásticos e que sofreram com processos químicos, e a umectação, que ganhou força recentemente e é perfeita para cabelos muito ...

Quando aprendemos como lavar o cabelo corretamente, é preciso entender também a ordem certa para utilizar os produtos. Sendo: shampoo, máscara e, por fim, o condicionador.

Para finalizar a hidratação é recomendável usar um produto finalizador, como um leave-in. Por ser um produto sem enxágue, o leave-in forma uma camada protetora no fio contra o sol, poluição, ar condicionado, entre outros agressores, ajudando a manter os fios hidratados por mais tempo.

Em termos bem gerais, o indicado seria hidratar os fios uma vez na semana. Essa é a frequência que cabelos normais precisam para terem os nutrientes e o nível de água reposto na fibra.