É necessário ter janela na cozinha?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Além disso, as cozinhas devem ter um sistema complementar de ventilação natural, como janela ou porta para o exterior. Essas diretrizes são algumas das regras a serem aplicadas na ventilação de cozinhas domésticas. Esta área trata da ventilação em geral.

Qual o tamanho padrão de uma janela de cozinha? Não existe um tamanho pré-estabelecido entre os fabricantes, contudo, existem sim medidas mais populares para janelas em cada tipo de ambiente, sendo que na cozinha o tamanho mais usado é 0,60 x 0,80 m.

Então, se você somar as medidas mínimas recomendadas para a instalação de um fogão, uma pia e uma geladeira, vai descobrir que uma cozinha precisa ter no mínimo 2,50 x 1,50 m.

Clássicas e utilitárias: cortinas e persianas
As cortinas e persianas são as opções mais fáceis de complementarem uma janela. Mas além de compor a decoração do ambiente, elas exibem toda sua utilidade ao trazer sombra. Também servem como um filtro para que o ar do seu espaço não fique tão frio ou quente.

Art. 1.301. É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.

Pode-se abrir uma janela o mais distante possível da cozinha, para ventilar todo o ambiente com eficiência. Mesmo com duas janelas à disposição, o exaustor da cozinha ainda pode ainda ajudar na ventilação. Por esse motivo, é recomendável utilizar o exaustor de cozinha, além de abrir as janelas.

A falta de ventilação e iluminação são pontos negativos que podem trazem muitos transtornos para o cliente, como o excesso de umidade, sensação de confinamento e acúmulo de odores desagradáveis. Além disso, um banheiro sem janela é o ambiente perfeito para a proliferação de germes e bactérias.

Janela basculante
A janela ou vitrô basculante é mais utilizada em cozinha, banheiro e área de serviço.

Janelas de cozinha devem ter seu peitoril numa altura de 1,25 m. Para dormitórios, escritório e salas, a altura ideal é de 1 m enquanto nos banheiros é de 1,80 m, podendo ser menos desde que se garanta a privacidade do usuário com elementos como vegetação, brise-soleil ou muros.

2 metros: são indicadas para salas que têm 3 metros de largura ou mais. 1,5 metros: é a medida mais comum pelo tamanho médio das casas brasileiras. 1,2 metros: é bastante indicada para salas menores. 1 metro: é indicada para salas bem pequenas, de modo que o espaço disponível não comprometa a abertura da janela.

Alguns critérios ajudarão você a encontrar a melhor altura da pia da cozinha. Na engenharia, a altura padrão ideal é de 90 cm. Esse número considera a altura média, entre 1,60 e 1,70 m, das mulheres brasileiras. Isso porque elas são as pessoas que costumam usar a pia com maior frequência.

Portanto, você pode escolher fazer bem quadrado, mais retangular, pequeno ou até do tamanho de um quarto. Seja como for, a medida mínima que esse espaço deve ter é de 1,5m² para lavabos e pode chegar a 2,5m² para banheiro completos, com vaso sanitário, área de banho e lavatório.

Tanto o policarbonato quanto o acrílico podem ser usados como substitutos para os vidros.

A cortina na parede toda deve ser evitada quando possuir móveis abaixo da janela e, principalmente, quando abaixo da janela estiver a cama. A cortina na parede toda combina com a sala e o quarto, mas não deve ser utilizada na cozinha ou banheiros por conta das características próprias desses locais.

O acrílico
Entre as diversas vantagens do material está o índice de até 92% de transmitância luminosa – indicador que mede a transparência, além de comprovadamente isolar 20% melhor a temperatura que o vidro. Existem dois tipos de acrílico: Cast e Extrusado.

Potes, panelas, formas de assar, tábuas de corte, facas, talheres para o preparo de alimentos e aparelhos de pequeno porte, tais como liquidificador, cafeteira ou processador de alimentos, são alguns dos utensílios de cozinha que fazem parte dos itens essenciais em uma cozinha funcional.