É necessário passar roupa de RN?

Perguntado por: zfreitas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Muitos pais podem questionar se vale a pena passar as roupas de bebê. Afinal, elas são tão pequenas e podem ser vestidas em segundos. No entanto, passar as roupas do seu bebê pode realmente ser benéfico para sua saúde e conforto. As rugas nas roupas do bebê podem causar desconforto e irritação na pele delicada do bebê.

Precisa ou não passar as roupas do bebê? Antigamente, profissionais de saúde recomendavam que as roupinhas do bebê fossem passadas até os 3 meses de vida para ajudar a prevenir irritações e alergias na pele. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias.

Ah, e todas as roupinhas tem que ser passadas pelo lado avesso, assim você garante que todos os germes ou bactérias sejam mortos e não causem algum tipo de mal ao bebê. Afinal, é a parte interna que fica em contato direto com a pele sensível da criança.

Estenda em local arejado ou no sol. Os antigos dizem que as roupas que ficam no sereno podem causar cólicas no bebê.

A exposição precoce às telas altera o processo natural de aprendizagem e desenvolvimento da criança, barrando processos neurais que influenciam em diversas capacidades, principalmente concentração e interação social, fatores essenciais para a evolução apropriada da fala e linguagem.

Veja como desamassar roupa sem ferro de passar:

  • Com chapinha. Caso tenha uma chapinha disponível em casa, saiba que ela pode ser uma alternativa ao ferro. ...
  • Secador de cabelo. Outra ferramenta que pode ajudar a desamassar roupas é o secador de cabelo. ...
  • No chuveiro. ...
  • Toalha úmida. ...
  • Vinagre, amaciante e borrifador.

Você pode estender as roupas do bebê em um lugar arejado e com sombra, evitando a incidência direta do sol e o ressecamento dos tecidos. Além disso, após secá-las, deixe as roupas resfriarem em cima da cama ou da tábua de passar antes de guardar nas gavetas ou vestir o bebê.

Adicione ¼ de álcool líquido, ¼ de água e uma colher de sopa de amaciante no borrifador, agite e misture. Siga o passo a passo de borrifar o produto e passar a roupa como de costume.

Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição para não causar alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Não há nenhuma contraindicação em usar a máquina de lavar.

sabão de coco

Qual é o melhor sabão para lavar roupas de bebê? Sem dúvidas, a resposta é: sabão de coco. Isso porque para escolher o melhor produto, é válido lembrar que a pele do recém-nascido é muito mais fina e sensível do que dos adultos, sabe? Então qualquer coisinha pode acabar dando muita alergia ou reações no neném.

sabão de coco

O sabão para lavar roupa de bebê mais indicado é aquele que seja o mais neutro possível: sem corantes, sem cheiro e sem compostos químicos perigosos que representem riscos à saúde da criança. O ideal é usar sabão neutro e o tradicional sabão de coco, que segue todas essas características e é ótimo para peças delicadas.

É bem razoável considerar uma média de 4 trocas de roupas por dia nos primeiros 6 meses e 3 trocas nos 6 meses seguintes.

O recém-nascido não consegue regular a temperatura corporal da mesma maneira que o adulto. E, sendo assim, ele precisa manter o calor ao mesmo tempo que não pode estar vestido em uma roupa que eleve demais essa temperatura. Dentre as opções de fibras naturais, a mais indicada é a de algodão orgânico.

Em relação à vestimenta, o ideal é que o bebê esteja agasalhado em camadas, com o body, calça e um macacão ou pijama.

Evite deixar as roupas do bebê penduradas no varal por muito tempo ou do dia para noite.

Bebê pode pegar vento? O bebê recém-nascido pode pegar vento contanto que esteja bem agasalho e protegido.