É necessário lavar o cabelo antes de pintar?

Perguntado por: odias . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Você não deve lavar o cabelo imediatamente antes de tingi-lo, pois isso remove os óleos naturais do couro cabeludo, que o protegem durante o processo de coloração. Por outro lado, é melhor fazer o permanente primeiro, para evitar que o processo danifique sua nova cor.

Trate os fios antes da coloração
Para complementar o cronograma capilar, um mês antes de aplicar a tintura invista em nutrição semanal, com produtos enriquecidos com óleos. A Máscara de Tratamento Nutri Intense, com óleos de coco e macadâmia na fórmula é perfeita para o momento.

E sim, pintar o cabelo quando ele está sujo é muito melhor do que com as madeixas limpas. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural e quando você deixa as madeixas sem lavar antes de aplicar a coloração, o óleo protege o couro cabeludo e impede que a coloração o agrida tanto.

A coloração deve ser aplicada sempre em cabelos secos e não lavados.

Não é recomendado lavar o cabelo imediatamente após a coloração, pois isso pode remover a tinta dos fios mais rapidamente. Geralmente, é recomendado esperar pelo menos 24 horas antes de lavar o cabelo após uma coloração.

Evite utilizar chapinha, secador e babyliss
O uso diário de secador, chapinha e babyliss impacta diretamente na saúde dos fios. Por isso, depois de pintar o cabelo, a dica é evitar essas ferramentas de calor até que os fios se recuperem do dano.

Embora seja a mais importante, a primeira lavagem com creme hidratante não é a única que entrega um melhor efeito nos fios. Dias depois do procedimento químico, você pode - e deve! - aproveitar o restante do produto para prolongar a cor e o brilho dos cabelos.

Nossa recomendação é que utilize somente o Condicionador Nutritivo, após a aplicação e enxágue da coloração, o seu uso assegurará a eliminação perfeita de possíveis resíduos da coloração, fixando a cor por mais tempo, já que também é este o item responsável por selar as cutículas do cabelo, deixando-os muito mais ...

Deixe o cabelo sujo
O couro cabeludo produz óleo natural de proteção, por isso, não lave o cabelo entre 1 a 2 dois dias antes do procedimento. Assim, na hora de aplicar a tinta, os riscos de irritação são menores, pois o óleo evita os impactos da coloração.

A verdade é que não tem segredo pra pintar o cabelo, não importa o dia da agenda, o profissional esta trabalhando seja com tintura ou outras químicas não tem dia específico e nem tempo certo para retoque, colorações ou descolorações.

Sim, quando estiver menstruada pode pintar o cabelo sem problemas, seja para fazer luzes, descolorir ou qualquer outro procedimeto. Mas você já pensou em aproveitar o período da TPM para fazer isso? Nesse estágio, se o óvulo não foi fecundado por um espermatozoide, ele será sumariamente expelido pelo útero.

Se o cabelo estiver muito sujo, em vez de trazer benefícios para o processo de coloração, você pode acabar aumentando as chances de irritação por conta das coceiras e comprometendo a cor escolhida - já que a alta produção de sebo pode alterar a pigmentação ou até impedir que ela seja devidamente fixada nas madeixas.

O melhor momento para colorir os fios é quando eles já estão sujos, ou seja, dois dias depois de lavar o cabelo.

Em entrevista, Alê Crema explicou que o tempo de retoque das colorações permanentes - como Imédia Excellence - depende do ritmo de crescimento da raiz. No entanto, o recomendado é entre 15 a 45 dias.

A fim de não permitir que os cabelos sofram qualquer agressão com a tinta, é melhor deixar os fios secos, menos limpos e levemente oleosos para a coloração.

Proteção térmica, lavagens equilibradas e utilização de produtos específicos para cabelos coloridos e com mechas são alguns cuidados que fazem a tintura durar muito mais, o que garante um look digno de salão de beleza todos os dias, sem complicação.

Tonalizantes devem ser aplicados nos cabelos limpos e úmidos
"O tonalizante não tem amônia, então, se o cabelo estiver seco e um pouco mais sujo, a oleosidade pode atrapalhar na penetração do pigmento", explicou.

Quando o cabelo passa por algum processo químico (seja coloração, progressiva ou até mesmo o relaxamento dos fios), ele acaba perdendo toda a água da sua fibra. Por isso, os fios ficam mais ressecados, fragilizados, propensos à queda, quebra e às pontas duplas.