É necessário lavar as meias do bebê?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Todas as roupas de bebê, paninhos de boca, babadores, luvas, meias, gorros, mantas, lençóis e toalhas, mesmo que pareçam limpos e fofinhos ao ser comprados, precisam de higienização adequada para eliminar a presença de ácaros, fungos e bactérias.

Até quando o bebê tem que usar meias? Até aprender a engatinhar e andar. O uso das meias é dispensável entre 10 e 18 meses, afinal os pezinhos precisam de liberdade para desenvolver a habilidade psicomotora e sensorial. Por enquanto, deixe as meias nos pés.

Logo nos primeiros dias, semanas e meses de vida, a maia de bebê ajuda a proteger do frio e da variação de temperatura. O organismo imaturo ainda precisa de tempo para manter a temperatura do corpo constante e, mesmo no verão, muitos bebês podem ficar gelados e surpreender os pais.

28 dias

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

No caso de peças pequenas, como sapatinhos, meias e gorros, você pode destinar uma gaveta exclusivamente para guardar esses itens. Uma dica é usar cestos ou colmeias organizadoras para dividir o espaço em nichos. Assim, você evita que as peças se misturem e a gaveta vire uma bagunça.

Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição para não causar alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Não há nenhuma contraindicação em usar a máquina de lavar.

Segundo especialistas, não é muito indicado deixar o bebê só de fralda quando ele for recém nascido, o recomendado é por pelo menos uma regatinha leve. Pois, qualquer ventinho pode deixá-lo doente com mais facilidade.

Luvas e meias são acessórios essenciais nos primeiros meses de vida pois ajudam a manter o recém nascido sempre quentinho e a evitar que ele se arranhe. A pele do bebê é mais sensível e fina por estar ainda em desenvolvimento.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

Embora os bebês sejam muito aquecidos, eles perdem calor com mais facilidade do que os adultos, especialmente os recém-nascidos, e podem ficar resfriados e apresentar sintomas de hipotermia. Quando dormimos, a temperatura corporal tende a cair. Por isso, é melhor evitar deixar o bebê apenas com a fralda à noite.

Na hora de vestir o bebê, prefira sempre tecidos naturais como o algodão, que permitem a transpiração, pois os sintéticos costumam reter mais o calor. Dê preferência também a peças de cores claras. Evite ainda roupinhas muito justas ou apertadas, que dificultam a transpiração da pele.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

No caso do recém-nascido que mora em uma região quente, recomendam-se seis bodies de manga curta nos tamanhos RN a P. Além disso, para os dias um pouco mais frios, vale a pena ter até uns quatro bodies de manga longa tamanho RN a P, bem como quatro calças com pé ou sem pé no mesmo tamanho.

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô.

O primeiro sorriso de verdade acontece entre um mês e três meses. Ele é um sinal importante de desenvolvimento do seu filho. Mostra que a visão melhorou e ele já consegue reconhecer o rosto da mãe.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Fase 3: Nascimento dos dentes e introdução alimentar
Esta fase pode ser mais crítica, de acordo com cada bebê ou família. É o momento de duas mudanças significativas na vida do pequeno. Primeiramente, o nascimento dos dentinhos pode ser irritante por conta da coceira nas gengivas.

O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia
Sim. Habitualmente opta-se pelo banho à noite como forma de acalmar e relaxar o bebé. No entanto, se este for um momento excitante ou de grande transtorno para a dinâmica familiar, a sua frequência e a hora do dia podem ser ajustadas.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.