É necessário ferver o leite de vaca?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

É necessário ferver o leite antes de tomar? Resposta: Mito. Ferver o leite não garante que o produto ficará livre de bactérias nocivas, mesmo porque as condições caseiras não permitem a eliminação dos agentes causadores de doenças eventualmente presentes no leite cru.

Antes de serem direcionados para os produtos, todo leite cru que chega ao Laticínio passa por um processo de pasteurização, que consiste em aquecer o leite entre 72 e 74 graus Celsius por 15 segundos.

É comum no campo e parece ser muito gostoso: beber o leite cru, do jeito que saiu da vaca. Mas isso não é o indicado por especialistas e pode fazer muito mal à saúde. O leite de uma vaca doente pode gerar prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose.

A resposta é simples: não, a menos que você queira pegar a “doença do leite”. Ela é transmitida pela ingestão do leite cru, que é justamente a bebida ordenhada direto do úbere da vaca para o seu copo ou xícara de leite fresquinho – e que pode estar infestado de bactérias e substâncias nocivas.

Esterilização - consiste em aquecimento do leite a altas temperaturas, a fim de se obter sua conservação em temperatura ambiente.

Antonio Villarino, catedrático de bioquímica e presidente da Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA), revelou ao Buena Vida do El País que se a cadeia de frio não for quebrada (entre dois e seis graus), o leite fresco pode ser armazenado durante duas a três semanas entre a produção e consumo, ...

Se guardar na geladeira, não precisa ser fervido novamente. Se for guardar o leite em temperatura ambiente, pode precisar ferver novamente antes de cada uso. Ferver muitas vezes destrói os nutrientes.

Quando a temperatura do leite aumenta, principalmente quando ele é levado ao forno ou ao fogão, a caseína (proteína) se separa da gordura, fazendo com que o leite fique coalhado. É bom lembrar que o processo de cozimento que coalha o leite não é prejudicial à saúde dos consumidores.

Isto ocorre porque as proteínas do leite, globulina e lactato de albumina, coagulam-se, aderem ao fundo da panela e queimam-se. A lactose também tende a se caramelizar pelo calor excessivo e, os gases, que favorecem o sabor, perdem-se pela evaporação.

congele o leite em porções que você pode depois descongelar lentamente na geladeira, para consumir durante os dias seguintes. Congelar ainda é a melhor forma de manter o produto fresco. – Transforme em iogurte, assim ele dura mais. De quebra, a fermentação transforma os açúcares e ele fica melhor para digerir.

Leite desnatado

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.

A nutricionista afirma que o leite integral é a melhor opção entre as três, visto que a quantidade de vitaminas nesse tipo da bebida é maior, enquanto as outras duas versões têm as vitaminas A, D, E e K em menor quantidade, consecutivamente.

É a classificação dada ao mais alto grau de pureza de um leite. A produção segue rigorosas normas e padrões, desde a alimentação e alojamento do rebanho, as instalações do laticínio, os controles ambientais, as condições de higiene na ordenha e no local de pasteurização e envase.

Bob Comstock, fundador e CEO da empresa, chama o leite cru de um “biofluido incrível” que contém propriedades que ajudaram a prevenir a asma, eczema, alergias e infecções respiratórias em crianças; estimula o sistema imunológico em idosos; e ajuda na síntese muscular e na recuperação após o exercício.

O período de transição da vaca leiteira é entre 21 dias antes do parto e 21 dias após o procedimento. Essa fase é considerada um momento crítico, pois o animal fica mais suscetível a infecções, se comparado com outras. Porém, o tempo ideal é entre 60 dias antes do parto e 30 dias após o parto.

O leite congelado pode ficar no freezer por até 4 meses, e para descongelar o recomendado é fazer isso lentamente na geladeira, porém se estiver com pressa coloque o leite em um panela e adicione um pouco de leite fresco e deixe o calor derreter aos poucos o seu leite congelado.

A cor do leite, definida como branco-amarelada e opaca, deve-se principalmente à dispersão da luz pelas micelas de fosfocaseinato de cálcio. Os glóbulos de gordura também dispersam a luz, mas contribuem muito pouco para a cor branca do leite. O caroteno e a riboflavina contribuem para a cor amarelada.

- leites armazenados em tanques de imersão devem ser armazenados a, no máximo, 7ºC por no máximo 48 horas. Também é possível entregar o leite sem refrigeração ao laticínio desde que a entrega ocorra em, no máximo, 2 horas após a ordenha, e desde que o estabelecimento aceite esse tipo de produto.