É necessário fazer vistoria para transferência de veículo?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

A realização da vistoria é obrigatória em situações de transferência e regularização de veículos, e também no licenciamento daqueles que têm mais de 5 anos de fabricação. Ela evita que os carros fora das especificações de fábrica ou que não estejam em boas condições de uso continuem a circular pelo país.

A base de cobrança das taxas varia de acordo com a inflação, diferentemente de outros custos, como IPVA e DPVAT. Em 2021, os valores cobrados pelo Detran foram os seguintes: 1º registro no estado: R$ 355,80. transferência de propriedade: R$ 233,99.

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, e a resposta é “depende da negociação”. Normalmente quem paga a vistoria é aquele que está adquirindo o veículo. De todo modo, é importante que o comprador verifique se o veículo possui pendências. Se esse for o caso, é o vendedor quem deve quitá-las.

A vistoria online não tem necessidade de agendamento! Para que seja possível realizar o processo, a seguradora irá enviar um link para o segurado e ele tem um prazo para realizar as etapas que consistem em preenchimento de informações pessoais, do veículo, além de fotos do carro.

Quais itens são avaliados para a emissão do laudo de transferência? Durante a vistoria veicular, documentações relativas ao carro, CNH do condutor, e números de identificação do motor e chassi são vistoriados.

Também é possível fazer essas assinaturas digitais através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para fazer a transferência digital, o veículo deve ter a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, a ATPV-e. Somente os veículos que saíram de fábrica a partir de janeiro de 2021 possuem essa autorização.

Quais são os documentos necessários para a vistoria veicular?

  • Carteira Nacional de Habilitação do condutor;
  • Carteira de identidade do solicitante;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), de uso obrigatório para circulação;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV), necessário para a transferência.

A vistoria veicular se limita a uma avaliação visual, sem utilização de equipamentos calibrados de teste (como anemômetro, decibelímetro, medidor de RPM, entre outros). Os documentos do veículo também são verificados, bem como seu histórico, as gravações do chassi, motor, carroceria, entre outros.

Pagamento: Nas Casas Lotéricas.

Portanto, a obrigação de pagar a taxa de vistoria do imóvel, conforme determina a lei, é do proprietário do imóvel, e não do inquilino. A cobrança da taxa de vistoria do inquilino é ilegal e abusiva.

Para fazer a vistoria não é obrigatória a presença do proprietário do veículo, qualquer pessoa que tenha Carteira Nacional de Habilitação pode levar o automóvel para a vistoria. Porém, é necessário levar os documentos do veículo, apresentar a CNH e o RG do solicitante.

A vistoria digital de sinistro é solicitada pelo próprio segurado quando o mesmo está realizando o agendamento. Após optar por esta modalidade, a gente envia um link para o seu celular e ao acessar esse link o segurado irá tirar fotos do veículo - de acordo com as orientações que nós damos.

Nada mais é do que uma avaliação realizada nos veículos a fim de liberar sua circulação pelo país. Esse processo garante que o automóvel esteja em situação regular aos olhos dos órgãos fiscalizadores, fornecendo mais segurança no trânsito. Por isso, o primeiro passo da vistoria veicular é verificar a documentação.

Basicamente, a vistoria cautelar é uma avaliação do estado geral do veículo, com objetivo de atestar a sua originalidade e identificar quaisquer problemas para a sua venda. Assim, quem está fazendo a aquisição saberá quais são as condições reais das funcionalidades deste veículo e se não está sendo enganado.