É necessário fazer prova de vida este ano?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficou mais fácil a partir de 2023. Agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão.

A partir de 2023, com a Portaria nº 1.408 do INSS, a prova de vida dos segurados será feita pelo próprio INSS, por meio do cruzamento de informações com bancos de dado do governo.

O beneficiário será notificado via Meu INSS e Central 135 ou notificação bancária para que dentro de 60 dias realize algum ato que o identifique na base de dados (veja a resposta 2). Exemplo: realizar a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS.

Anunciado no começo desta semana pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, o novo sistema de prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a valer na 5ª feira (26. jan. 2023), com a regulamentação da medida.

Cerca de 17 milhões de beneficiários —aposentados, pensionistas e beneficiários por incapacidade— precisam da comprovação de vida em 2023.

Passo a passo para fazer a prova de vida pelo celular
Informando que deve instalar/acessar o aplicativo Gov.br. Ao entrar no aplicativo, vá em autorizações. Selecione a autorização e clique em autorizar. Permita que o aplicativo use a câmera de seu celular.

Quando serão pagas as parcelas do 13º INSS em 2023? A primeira parcela será paga entre 25 de agosto e 08 de setembro; a segunda parcela será paga entre 24 de novembro e 07 de dezembro. A data depende do seu número NIS, que pode ser consultado pelo Meu INSS.

O Projeto de Lei 2466/20 dispensa a prova de vida para aqueles que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos bancos com uso de biometria. Além disso, autoriza o INSS a consultar a Receita Federal antes de suspender o pagamento.

A contar da data de aniversário do titular do benefício, o INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa. Caso o INSS não consiga reunir informações suficientes de comprovação de vida nesse período, o segurado ainda terá mais 60 dias (dois meses) para comprovar que segue vivo.

Quem recebe o benefício do INSS pelo Bradesco tem de realizar a prova de vida nas máquinas de autoatendimento Bradesco e Banco 24Horas. É necessário possuir a biometria cadastrada. Se não tiver biometria, será preciso realizar a prova de vida na agência, diretamente no caixa.

A resposta é sim! Inclusive, o certame é projetado para o ano de 2023, segundo informou a equipe de transição do governo Federal. Em caso de realização, o certame pode ofertar novas mil vagas e tem como objetivo reduzir filas para atendimento nas agências e atualização dos sistemas atuais.

30 anos de tempo de contribuição; 90 pontos em 2023 (pontos = a somatória do tempo de contribuição com a sua idade em anos, meses e dias); A pontuação aumenta +1 ponto por ano, a partir de 2020, até chegar em 100 pontos.

Os aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste de 5,93% nos benefícios de janeiro, pagos a partir de fevereiro. Quem recebe o salário mínimo, agora em R$ 1.302, terá 7,43%.

Quem precisa fazer a prova de vida? Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios do governo precisam ter a prova de vida regularizada para dar continuidade aos pagamentos. automaticamente, por meio do cruzamento de dados.

Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.

A contar da data de aniversário do titular do benefício, o INSS terá dez meses para comprovar automaticamente que a pessoa está viva. Caso o INSS não consiga reunir informações suficientes para a comprovação de vida neste período, o segurado então terá mais 60 dias (dois meses) para comprovar que está vivo.

Nas Agências Bradesco
Leve um documento com foto e o cartão da conta. Caso tenha procurador ou representante legal cadastrado no INSS, a prova de vida deve ser feita sempre na agência.

Se você é beneficiário, tutor ou curador, sempre que usar a biometria pra fazer uma movimentação no banco (como um saque no caixa eletrônico Itaú, por exemplo) a sua prova de vida é renovada por mais um ano. Uma outra forma é ir até uma de nossas agências.

O beneficiário ainda poderá realizar a comprovação de vida em uma agência bancária, basta comparecer em uma de nossas agencias no mês de seu aniversário com documento com foto ou caso possua biometria cadastrada realizar o procedimento em nosso autoatendimento.

Como comprovar renda sendo aposentado ou pensionista?

  1. Cópia do cartão de benefício;
  2. Último extrato de pagamento;
  3. Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  4. Extrato trimestral do INSS ou Instituição Pagadora;
  5. Recibos de pensão dos 3 últimos meses completos.