É necessário comer sal?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O sódio, principal elemento encontrado no sal, é essencial para que o organismo mantenha o equilíbrio hídrico, o transporte de oxigênio e de nutrientes, e a condução dos impulsos nervosos.

Qual é pior? Nenhum dos dois é particularmente perigoso, desde que sejam consumidos com moderação. “Mas em uma comparação mais minuciosa, o excesso de açúcar tem mais impacto negativo sobre a sua saúde em geral”, diz Head. McMordie concorda: “O sal é essencial para o corpo funcionar corretamente.

Quais são os substitutos?

  1. Gengibre. O gengibre tem uma forte ação digestiva e elevado potencial antioxidante. ...
  2. Orégãos. Os orégãos são uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da tua alimentação. ...
  3. Alecrim. ...
  4. Açafrão. ...
  5. Cardamomo. ...
  6. Salicórnia. ...
  7. Gomásio.

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Um dos principais ingredientes do sal de fruta é o ácido anidro, que “está na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja, sendo responsável pelo sabor ácido e refrescante do produto, explica Gilberto de Nucci, professor de farmacologia e biomedicina da USP.

"A vontade de comer alimentos salgados, pode estar relacionada a fadiga adrenal. As glândulas adrenais são responsáveis pelo ciclo do sono, imunidade, regulação do metabolismo do sódio, do potássio, da água, dos carboidratos e também regulação das reações do organismo ao estresse", detalha Michelle.

Pois tudo que comemos (inclusive o que consideramos “salgado”) se transforma em açúcar (glicose) no nosso organismo. Principalmente, pelo efeito da quantidade de carboidratos que ingerimos.

Para diminuir os níveis de sódio no organismo, mantenha-se hidratado, faça exercícios regularmente e planeje uma alimentação equilibrada em sal. Tenha cuidado ao realizar mudanças no consumo do mineral para evitar riscos de saúde.

Além disso, indícios já mostram que sal em excesso na dieta estimula a produção de insulina, hormônio que induz o corpo a armazenar o açúcar presente no sangue como gordura. Ou seja, o sal, além de nos fazer comer mais alimentos gordurosos sem perceber, pode estimular o acúmulo de gordura.

A indústria teve uma boa ideia ao inventar um salgante sem sódio, que contém apenas potássio. O sal sem sódio tem a capacidade de salgar os alimentos sem o acréscimo do elemento que aumenta a pressão arterial de muitos.

Uma das táticas para diminuir a quantidade de sódio, sem prejudicar o sabor, deixando os pratos sem gosto, é optar por temperar os alimentos com ervas e especiarias.

A diferença está no tamanho dos cristais. Enquanto o sal grosso tem grãos maiores, o sal refinado de mesa costuma ser um pó com cristais quase invisíveis. Isso pode ter algum efeito na percepção da comida, mas só quando a integridade dos cristais de sal grosso é preservada.

Para saber se você não foi enganado, observe o formato dos cristais, a umidade e a cor (que deve ser clara e não avermelhada). Para ter certeza, pegue um punhado do sal e coloque em um copo com água e mexa. Se a cor sair na água, o sal não é verdadeiro.

Outro ponto importante para escolher o melhor sal é optar pelos NÃO refinados, pois esses preservam os minerais naturais e não tem adição de substâncias químicas. A saber, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal não deve ultrapassar 5g, o que equivale a uma colher rasa de café.

Sal rosa do Himalaia: O sal mais puro do mundo.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sal de Frutas Eno? Você não deve tomar mais do que a dose máxima diária recomendada de 2 envelopes ou 2 colheres de chá deste medicamento a cada 24 horas e não deve utilizar este medicamento por mais de 14 dias seguidos. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure seu médico.

O respeitadíssimo site de comida Tasting Table explica tudo bem explicadinho. Se a fruta estiver verde, o sal atenua o sabor amargo. Se a fruta estiver doce, vai acentuar o seu sabor original – ou seja, vai tornar a fruta mais doce.

Sentir constantemente a necessidade de comer alimentos salgados pode ser sinal de doenças mais sérias. Se você tem frequentemente um impulso para comer alimentos salgados, isso pode significar algo além de um simples desejo. Isso porque a necessidade de sal é uma manifestação do corpo, um alerta de que há algo errado.

Isso acontece porque no sal tem uma substância que quando fica em excesso no sangue faz muito mal pra gente. Então o hipotálamo sente que tem que diluir o sangue, ou seja, o sangue tem que ganhar mais água para que essa substância se dissolva mais e não prejudique nossas células.

Os amantes do salgado, segundo a pesquisa, são indivíduos detentores de grande energia. A tendência é que sejam mais assertivos, dinâmicos, extrovertidos e empreendedores. Parecem ter um comportamento racional/funcional em relação à própria alimentação e o prazer à mesa depende da presença de estímulos fortes.