É necessário autenticar a CNH digital?

Perguntado por: gcapelo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Além da utilização no trânsito, a CNH Digital vale como identidade e pode ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

Para realizar a validação pelo celular, através da verificação facial, você terá que realizar os seguintes passos:

  1. Efetuar a leitura do QR Code da CNH impressa;
  2. Validar, pela biometria facial;
  3. Inserir o CEP do endereço informado quando a sua CNH foi emitida ou renovada e;
  4. Informar o número do celular.

Segundo o normativo, “é obrigatório o uso do Sistema de Gerenciamento de Cartorários Extrajudiciais – SIEX para emissão de selo digital e aposição em todos os atos praticados, os quais deverão conter, ainda, código de barra bidimensional (QR Code), para consulta da validade do ato e de seu conteúdo”.

Agora, desde o dia 18 de outubro de 2021, os cartórios de notas conectados à plataforma e-Notariado, podem reconhecer, ou melhor, autenticar os documentos digitalmente. Eles utilizam a tecnologia blockchain, a mesma usada para validar transações com moedas digitais.

O que é autenticação digital DUT? A autenticação digital DUT funciona através da combinação de dados da identidade digital, ou seja, as informações sobre localização, dispositivo, comportamento, conta bancária, cartão de crédito e e-mail.

Sendo assim, cada estado determina o valor para autenticar um documento. Em média, o valor gira em torno de R$ 5,00 por folha.

20 minutos

Todo o processo leva apenas 20 minutos. O documento é liberado imediatamente. A CNH Digital pode ser facilmente acessada pelo seu celular, mesmo se você estiver sem conexão.

clique no aplicativo "Vio". Aponte a câmera para o QR Code do documento desejado. Exemplo: CNH, CRLV ou Placa Mercosul. As informações do documento serão disponibilizadas online, com confiabilidade e integridade.

Ele pode ser realizado a qualquer momento, desde que se apresente um documento de identificação original com foto. São aceitos: Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

A carteira digital de trânsito funciona exatamente como a sua CNH impressa e é válida, inclusive, caso você seja parado em uma blitz. Porém, fique sempre alerta ao uso do seu celular, evitando que a bateria acabe bem no momento da parada pelos agentes de trânsito.

Hoje não é possível digitalizar um documento original e usá-lo autenticado, já que a cópia autenticada é sempre física. Agora, com o recebimento do documento original, os cartórios de notas poderão autenticar no formato PDF – com uma tarja de autenticação num formato de blockchain.

Atualmente, graças a Lei 13.726/2018, não é mais necessário reconhecer firma ou autenticar documentos para órgãos públicos, sendo assim, isso não é mais uma obrigatoriedade.

A CNH, o CRLV e o Título de eleitor, são alguns dos documentos que já podem ser usados digitalmente, facilitando o dia-a-dia do cidadão.

Para assinar eletronicamente a ATPV-e, é necessário que o comprador e o vendedor possuam certificado digital notarizado. Caso não possuam certificado digital notarizado, os usuários poderão emiti-lo gratuitamente e online em um Cartório de Notas.

A autenticação digital é o processo online pelo qual se consegue provar a identificação correta do autor por meio de um documento expedido de modo eletrônico — ou seja, sem a presença física da pessoa.