É muito ou muita?

Perguntado por: rpimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A forma correta de escrever é MUITO, apesar de ter uma pronúncia nasal. É isso, gente! Agora você já sabe como usar e pronunciar a palavra “muito”.

A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.

Significado de Muitos
Etimologia (origem da palavra muitos). Plural de muito.

Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos.

O sujeito está no singular. O verbo, portanto, também deverá ficar no plural: A voz de vocês é muito especial.

Essas palavras (algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, alguém, ninguém, tudo, nada, cada, demais, algo) que se referem a substantivos de modo impreciso ou genérico são os pronomes indefinidos.

Muito (adv.), muita (pron. indef.)

Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

São eles: “grande”; “pequeno”; “bom”; “ruim” (não se fala “mais grande” nem “mais bom”, por exemplo). Esses adjetivos, quando em contextos de comparativo de superioridade, tornam-se, respectivamente, “maior”; “menor”; “melhor”; “pior”.

1 bastantes, diversos, vários, tantos, numerosos, abundantes, copiosos, inúmeros, diferentes, variados, profusos, fartos, múltiplos. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A expressão muitas das vezes está correta. Apesar de parecida, não é sinônima da expressão muitas vezes.

Significado de Muita
Muita é o feminino de muito. O mesmo que: sobeja, demasiada, exagerada, excessiva.

1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.

Por exemplo, o muito faz parte das duas classes? A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

a) Quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.