É muito difícil passar no concurso da PM?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O concurso da Polícia Militar é um dos mais concorridos do Brasil. Os salários são bons e os requisitos não são muitos. Além, é claro, de ser uma profissão interessante e desafiadora. Por isso, é preciso se preparar muito para tirar notas melhores que as dos concorrentes.

Assim, para ser policial militar é necessário ter ensino médio completo e prestar um dos vários concursos da Polícia Militar. Após a formação, que dura normalmente um ano, o candidato assume o cargo de soldado da PM, também chamado de Praça.

Conforme dito anteriormente, as provas objetivas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2023 e serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 50% da pontuação total da prova, ou seja, 30 pontos.

Serão considerados aptos os candidatos sem correção que tiverem acuidade visual mínima de 0,7 graus em cada olho separadamente ou 1,0 graus em um olho e 0,5 graus no outro.

Principais motivos de reprovação no exame médico:
Desvio de SEPTO; Pé plano; Joanete; Tatuagens.

O foco aqui será analisar se o candidato possui as características que são necessárias, como nível de RELACIONAMENTO, CONTROLE EMOCIONAL, AGRESSIVIDADE e até mesmo FLUÊNCIA VERBAL do candidato.

Há duas etapas na fase psicológica, a primeira é o Teste Coletivo com duração aproximada de 4h e a segunda o teste individual, parecido com uma entrevista de emprego, e serve para validar o primeiro teste coletivo.

É que depois de aprovado no certame, o concurseiro deve realizar o Curso de Formação de Praças (CFP), que pode durar de 6 meses a 1 ano. Após esse curso, ele será considerado um Soldado 1ª Classe.

Sendo assim, além da prova objetiva, os candidatos também precisam demonstrar habilidades de escrita por meio de uma redação. Para se preparar, é essencial conhecer os possíveis temas que podem ser considerados nesta etapa e manter a prática.

Há vários casos de policiais militares que cursam faculdade, tanto em nível de graduação, quanto pós-graduação (mestrado, doutorado etc). É até desejável que você tenha referenciais acadêmicos para se tornar um profissional melhor e mais qualificado.

Prova Objetiva

  • Língua portuguesa e interpretação de texto – 20 questões;
  • Matemática – 15 questões;
  • Conhecimentos Gerais – 15 questões;
  • Noções Básica de Informática – 5 questões;
  • Noções de Administração Pública – 5 questões.

35 anos

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1469/20, que estabelece idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, de 35 anos para os quadros de oficiais e praças e de 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou de outras especializações.

A prova de conhecimentos foi aplicada em 12 de fevereiro de 2023, nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

A banca que irá organizar o edital da Polícia Militar do Estado de São Paulo será a Vunesp e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 24 de maio de 2023 em seu site. Estão sendo ofertadas 200 vagas para público feminino e masculino para o cargo de Aluno-Oficial.

Se a pessoa tiver 31, 32 e as idades seguintes, ela não poderá prestar aquele certame, haja vista que provavelmente este candidato será eliminado. O Estatuto da Polícia Militar veda candidatos com idade superior a 30 (trinta) anos fazer inscrição para o cargo de Soldado. Outro impeditivo é a altura mínima.

1) Teste ergométrico – com laudo cardiológico; 2) EEG com laudo; 3) Radiografia da coluna vertebral em AP e Perfil e Escanometria (ambas com laudo); 4) Radiografia do tórax em PA; 5) Exame oftalmológico (avaliação oftalmológica pelo especialista, considerando: a acuidade visual sem correção; acuidade visual com ...