É muita ou muito?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.

1) Será pronome indefinido quando anteceder um substantivo indicando quantidade ou qualidade indefinida ou em excesso. Tem o mesmo valor de bastante(s). – Esse livro traz muitos exemplos de como produzir uma mini-horta.

Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito e ninguém aguenta mais! De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Origem etimológica:latim multus, -a, -um, numeroso, abundante, muito.

Olá. Tem alguma coisa antes do "é"? Se tiver, o verbo deve concordar com essa coisa, que será o sujeito da frase. Mas se não tiver nada antes do "é", o verbo deve ficar no plural para concordar com o predicativo (muitas coisas).

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

substantivo masculino Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. expressão Muito e muito. Em que há excesso de; muitíssimo.De há muito.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

A expressão muitas das vezes está correta. Apesar de parecida, não é sinônima da expressão muitas vezes. Possui um significado diferente desta, devendo ser usada em situações distintas.

Depende do que se pretende dizer: a) «Ele obteve muito bons resultados» = «Ele obteve resultados que são muito bons»; b) «Ele obteve muitos bons resultados» = «Ele obteve muitos resultados que foram bons

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir).

Aquele que se expressa através de uso excessivo de palavras, que não consegue transmitir uma ideia em poucas palavras. Aquele jornalista é prolixo, explica muito e acaba confundindo quem o lê.

substantivo feminino Quantidade não determinada de pessoas; povo, multidão, população: as ruas estavam cheias de gente.

Nós podemos usar muito + substantivo singular ou muitos + substantivo plural para exprimir mais ou menos a mesma ideia.

Resposta: a voz. O sujeito está no singular. O verbo, portanto, também deverá ficar no plural: A voz de vocês é muito especial.

«Vamos saber que obras será preciso fazer no túnel» ou «Vamos saber que obras serão precisas fazer no túnel»? A construção correta é será preciso . Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.

Considerando que «todos os dias» é sujeito, o verbo fica no plural: 1 – Todos os dias são Natal.