É mineiro que fala uai?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa. É um dos símbolos da linguagem e cultura mineira e um termo bastante utilizado para fazer referência aos mineiros.

Exprime admiração, surpresa ou espanto. 2. Exprime um reforço do que foi dito anteriormente, para contrariar a dúvida ou afirmação do interlocutor.

Reza a lenda, que os mineiros tinham muita dificuldade em entender a língua inglesa e os ingleses, por usa vez, viviam indagando sobre o “porquê” de tantos problemas nas obras. Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa.

Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa. É um dos símbolos da linguagem e cultura mineira e um termo bastante utilizado para fazer referência aos mineiros.

Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.

Além de diferentes palavras, o mineiro também utiliza muito o diminutivo. Quem nunca escutou um 'cafézin', 'rapidin,'docin'? E não podemos esquecer a famosa junção de palavras, 'Sápassado', 'Lidileite', 'Denduforno', dentre outras que precisam de uma atenção maior para compreender.

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia.

Sem contar o “sô” e o “uai”, que marcam presença em quase toda frase dita pelo povo mineiro.

  • Então prestenção na lista de expressões bem mineirinhas que o Sou BH preparou. É uma economia danada, óia só! ...
  • Ôncôtô? – Onde eu estou? ...
  • Uai – Uai é uai, sô! Arreda – Dar licença, chegar para lá

"Vixe" é uma interjeição muito usada no nordeste. Outros exemplos: Oxente! Vice! Oxe!

Baianos e turistas explicam o significado de 'Ôxe', uma das mais populares gírias baianas | Bahia | G1.

No português, há a interjeição "uai" que pode ser usado para demonstrar um espanto ou surpresa. No inglês, a palavra "why", além de um advérbio, também pode ser uma interjeição, curiosamente também usada para demonstrar um espanto ou surpresa.

Devido à proximidade com a Bahia, nessas regiões o sotaque mineiro absorveu características como a pronúncia de vogais bem abertas (ex: mé-renda, có-varde, né-blina) e outras gírias faladas também pelos baianos.

Exprime espanto, pasmo, surpresa, admiração, susto ou impaciência. 2. Usado para reforçar o que foi antes dito, como se estranhasse a dúvida do interlocutor. Claro que vou, uai.

O dialeto mineiro apareceu no século XIX, após a decadência da mineração de ouro, que era transportado por um conjunto de estradas chamado Estrada Real. É um dos dialetos mais facilmente distinguíveis do português brasileiro. Também é chamado de montanhês.

De acordo com o mais recente dicionário Houaiss, a partir de uma variação metonímica (substituição de nome ou expressão por outro que tenha relação, conferindo um sentido conotativo) “trem” passou a significar “objetos levados em viagem, bagagem” ou “conjunto de peças de roupa com que alguém se veste”.

Registrada no dicionário Houaiss como uma interjeição que exprime satisfação ou espanto diante de alguma coisa, essa é uma dita “palavra expressiva”, sem origem definida e caracterizada por sons curtos e sem significado. Também grafada como “eta”, sua utilização é muito comum no Nordeste brasileiro.

1. Eita-ferro. Define uma situaçao inusitada, onde o fato ocorrido nos deixa perplexos e a única coisa que se pode dizer no momento é EITA FERRO!

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás. Estranhei a situação, mas confirmei minha naturalidade.

Porque goiano fala trem? 1 - "Trem" - Expressão herdada dos mineiros. A palavra Trem para os goianos, significa qualquer objeto ou coisa. Ex: vou lavar os "trem" do almoço (vou lavar as louças do almoço) "o trem tá feio" (significa que a situação não está fácil).

Continuar lendo Que mineiro fala uai?