É melhor voar à noite ou de dia?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Voar durante o dia apresenta algumas vantagens em termos de segurança. Durante a luz do dia, as condições meteorológicas costumam ser mais estáveis e previsíveis, o que facilita a navegação e o pouso seguro das aeronaves.

Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor. Além disso, normalmente aparecem os cumulonimbus pela tarde, as clássicas nuvens de tempestade, que sempre devem ser evitadas.

Voar a noite requer muito mais habilidade, sensibilidade e experiência do que voar de dia, pois o vôo noturno não está ligado ao desempenho da aeronave, mas está diretamente relacionado às limitações fisiológicas do corpo humano, pois o avião nem mesmo sabe se está de dia ou de noite, sendo a aerodinâmica, as ...

Isso ocorre porque durante a noite, as velocidades do vento são normalmente reduzidas e também as tempestades tendem a diminuir. Se você puder viajar no início da manhã, antes que as temperaturas subam, poderá evitar a turbulência, pois o ar é mais suave no início do dia.

Em geral, os dias da semana mais populares para viajar são sexta-feira, sábado e domingo. Isso significa que os preços das passagens aéreas tendem a ser mais altos nesses dias, especialmente se a data da viagem coincidir com feriados ou épocas de alta temporada.

Os especialistas afirmam que os voos noturnos tem um pequeno ganho de performance, pois a noite geralmente as temperaturas são menores, o que facilita pousos e decolagens, e também menos possibilidade de turbulências.

Os melhores assentos do avião para se evitar os efeitos da turbulência são aqueles que ficam sobre as asas ou na parte dianteira da aeronave. Apelando um pouco para a física, isso tem a ver com o fato de que o centro de gravidade das aeronaves ficam exatamente na região das asas, daí a estabilidade.

A resposta é Sim, os equipamentos podem voar molhados sem maiores problemas e as aeronaves são resistentes à água. Mas apesar de o voo na chuva não apresentar necessariamente algum risco maior este não é o melhor cenário, por diversos motivos.

O que pode derrubar um avião?

  • Fatores climáticos adversos. Um dos fatores que podem derrubar um avião são as condições climáticas adversas. ...
  • Problemas mecânicos e de manutenção. ...
  • Erros humanos e negligência. ...
  • Atos de terrorismo e segurança inadequada. ...
  • Conclusão.

Não há a menor diferença entre viajar de dia ou à noite. Ainda está com medo, né?

As turbulências rolam por conta da diferença de temperatura e pressão das moléculas de ar. A diferença causa movimentação do ar, com correntes ascendentes (que sobem) e descendentes (que descem). Essas correntes balançam o avião. Geralmente, a turbulência acomete o avião por conta de tempo ruim, nuvens pesadas e chuva.

Se você sofrer de enjoo, estas dicas podem te ajudar:

  1. 1 Coma ou beba gengibre.
  2. 2 Masque chicletes ou coma bala.
  3. 3 Não leia dentro do avião.
  4. 4 Beba água.
  5. 5 Tome remédio para enjôo.
  6. 6 Concentre o seu olhar em um ponto fixo na decolagem e na aterrissagem.
  7. 7 Coma alimentos leves nas horas antes do vôo.
  8. 8 Respire fundo.

Se distraia e tente relaxar durante o voo
Antes de viajar, evite consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, já que podem contribuir para uma sensação de desconforto e inchaço. A cafeína também deve ser evitada, afinal, perder o sono não vai ajudar em nada.

Assim como a água do mar, o ar também se movimenta de acordo com variações de temperatura, pressão e também dos ventos. Quando o avião atravessa uma área assim, com instabilidades no ar, acontece o fenômeno da turbulência. Algumas áreas de turbulência são previsíveis, como quando há uma tempestade se formando.

De acordo com as estatíticas oficiais, P(cair) = \dfrac{1}{10.000.000} , ou seja, uma probabilidade de 1 em dez milhões. Melhor resposta. Suas chances de cair em um acidente de avião são de cerca de 0,007\% com base no que eu li em uma revista alguns anos atrás. Isso considerando o mundo todo.

Os assentos na parte de trás do avião são, definitivamente, os piores lugares do avião. Por estar longe das asas, esta área é muito suscetível a turbulências. Além disso, alguns aviões têm motores traseiros que geram muito barulho durante a viagem.

As rotas de voo nos EUA e no Atlântico Norte tiveram os maiores aumentos, mas Europa, o Oriente Médio e o Atlântico Sul também tiveram aumentos significativos na turbulência, segundo os pesquisadores. O estudo foi publicado na revista Geophysical Research Letters.

Setembro e outubro. Setembro e outubro costumam ser meses com boas ofertas de passagens aéreas e hospedagens, já que o movimento é mais baixo depois de julho e agosto, alta temporada. É comum encontrar promoções e ofertas nesses meses.

Por isso, dar aquele jeitinho de conseguir uma folga estendida fora das férias escolares é a melhor forma de economizar. Os meses da baixa temporada mais baratos são março, abril e agosto. Já a alta temporada ocorre em janeiro, julho e dezembro.

Fique atento pois ele costuma começar na sexta-feira e durar o fim de semana todo, com ótimas ofertas de passagens aéreas nacionais ou para a América do Sul. É uma grande oportunidade de pagar barato, especialmente em rotas longas e que geralmente ficam de fora das promoções.

Melhor para descansar
Contudo, quando são realizados durante a noite passam “mais rápido”, já que esse costuma ser o momento ideal para dormir ou, ao menos, tirar boas sonecas, o que ajuda a descansar, elimina o tédio e ainda faz com que o tempo aparente passar mais rápido.